quinta-feira, 24 de setembro de 2026
O ASSUNTO É ÁGUA

Rio Meia Ponte, em Goiânia, entra em nível crítico, mas não há previsão de racionamento

Vazão diária atingiu o menor índice do ano; Saneago informa que abastecimento de Goiânia continua normal

Bia Salespor em
Rio Meia Ponte, em Goiânia, entra em nível crítico, mas não há previsão de racionamento
(Foto: Semad)

O Rio Meia Ponte entrou no Nível Crítico 1 devido à redução do volume de água no ponto de controle da captação da Saneago, em Goiânia. A classificação foi oficializada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) em portaria publicada no Diário Oficial de Goiás nesta quarta-feira (23).

Apesar do enquadramento, o Nível Crítico 1 não prevê redução imediata da captação nem racionamento. A Saneago informou que o abastecimento da capital continua dentro da normalidade e atende à demanda da população.

A classificação foi definida após uma apuração da Superintendência de Recursos Hídricos e Informações Ambientais. No sábado (19), o órgão registrou vazão de 5.376 litros por segundo. O resultado ficou abaixo do limite de 5.500 litros por segundo estabelecido para o Nível Crítico 1 e manteve a média móvel de sete dias abaixo dessa marca.

Na terça-feira (22), o sistema de monitoramento do Rio Meia Ponte apontou vazão diária de 3.847,3 litros por segundo, o menor índice registrado em 2026. Esse dado, porém, não altera automaticamente a classificação.

Pelas regras do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte, depois da definição de um nível, uma nova classificação só pode ser estabelecida após sete dias. O cálculo também leva em conta a média móvel das medições realizadas durante esse período, e não apenas o resultado de um único dia.

Os dados consolidados de 22 de setembro indicavam média móvel de 4.633,7 litros por segundo. O relatório mostrava ainda que a região acumulava 15 dias consecutivos sem chuva.

A vazão diária registrada na terça-feira se aproximava da média histórica para a mesma data, de 3.808,9 litros por segundo. O resultado permanecia acima dos patamares mais severos enfrentados em 2019, quando foram registrados 1.903 litros por segundo, e em 2021, com 1.958 litros por segundo.

O que acontece no Nível Crítico 1?

A classificação é acionada quando a vazão do rio fica igual ou inferior a 5.500 litros por segundo no ponto de controle da captação em Goiânia. Nesse estágio, devem ser mantidas e ampliadas as campanhas de conscientização sobre o uso racional da água, as reuniões com os usuários da bacia e as ações de fiscalização e orientação. Não existe uma determinação de redução imediata do volume captado pelos usuários.

Para o abastecimento da Região Metropolitana de Goiânia, a captação deve ser mantida em 2 mil litros por segundo. A Saneago também deverá apresentar aos órgãos reguladores um plano de racionamento, considerando a possibilidade de redução futura dos volumes captados caso exista necessidade operacional. A apresentação do plano não significa que o racionamento será adotado neste momento.

A companhia informou que Goiânia conta com três sistemas produtores, abastecidos por dois mananciais. Atualmente, 64% da capital recebe água do Ribeirão João Leite e 36% é atendida pelo Rio Meia Ponte.

A barragem do Ribeirão João Leite estava com 83% de sua capacidade. Os sistemas são interligados, permitindo que a água armazenada no João Leite também seja utilizada para reforçar áreas atendidas pelo Meia Ponte, caso a vazão do rio continue diminuindo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
água Goiânia Racionamento Rio meia ponte

Veja também

Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

É LEI!

Espanha pune maus-tratos a cães e gatos com multas de até R$ 1 milhão

Lei proíbe o uso de animais em lutas, rifas, trabalhos excessivos e propagandas que provoquem medo ...
Goiânia

PREVISÃO DO TEMPO

Goiânia terá virada de 16°C e chuva com trovoadas nesta quinta (24)

Temperatura começa em 18°C, pode atingir 34°C durante a tarde e volta a mudar com a previsão de ...
Aparecida de Goiânia contrata banca para concurso com 2.956 vagas

Concurso Público

Aparecida de Goiânia contrata banca para concurso com 2.956 vagas

Seleção da Secretaria Municipal de Educação terá quase 3 mil vagas imediatas e cadastro reserva...
Aeroporto de Goiânia fecha pista após avião apresentar fogo e faíscas durante decolagem; veja vídeo

Susto

Aeroporto de Goiânia fecha pista após avião apresentar fogo e faíscas durante decolagem; veja vídeo

Fogo e faíscas em avião fecham pista do Aeroporto de Goiânia
Venda de imóveis cresce 42% e coloca Goiânia entre as líderes do País

MERCADO IMOBILIÁRIO

Venda de imóveis cresce 42% e coloca Goiânia entre as líderes do País

Capital chegou à quarta posição no ranking nacional após comercializar 7.219 unidades residencia...
Perícia aponta suicídio no caso Isabelle; namorado segue preso em Fortaleza

INVESTIGAÇÕES SEGUEM

Perícia aponta suicídio no caso Isabelle; namorado segue preso em Fortaleza

Polícia ainda investiga possível induzimento ao suicídio, violência psicológica e tentativa de ...
Mães adotantes terão direito à mesma licença de mães biológicas, decide STF

120 DIAS DE AFASTAMENTO

Mães adotantes terão direito à mesma licença de mães biológicas, decide STF

Benefício será de 120 dias e poderá ser prorrogado por mais 60; decisão vale para licenças futu...
incendio

incêndio

Fogo avança e fecha trilhas na Chapada dos Veadeiros em Goiás

Incêndio reacendeu na madrugada desta quarta-feira (23) e mobiliza brigadistas e bombeiros em duas ...