quinta-feira, 5 de novembro de 2026
ACESSO IMEDIATO

Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca

CNN, MS NOW e Politico tiveram credenciais retiradas após presidente acusá-los de publicar notícias falsas

Bia Salespor em
Juiz derruba veto de Trump e manda devolver acesso de três veículos de comunicação à Casa Branca
(Imagem: Casa Branca)

Um juiz federal dos Estados Unidos determinou nesta quinta-feira (24) que o governo do presidente Donald Trump restabeleça imediatamente o acesso de jornalistas da CNN, da MS NOW e do Politico à Casa Branca. Os três veículos haviam sido proibidos de entrar no local por decisão do presidente norte-americano.

A ordem foi assinada pelo juiz distrital Timothy Kelly, que considerou que a retirada das credenciais ocorreu sem um processo constitucional adequado. Segundo ele, antes de perderem um direito protegido, os envolvidos deveriam ter sido avisados e ter a oportunidade de apresentar uma defesa.

A decisão tem caráter temporário e impede o governo de manter a restrição durante 14 dias, salvo se houver uma nova determinação judicial. Nesse período, as credenciais de imprensa dos profissionais ligados aos três veículos deverão ser devolvidas.

Trump anunciou o banimento em 18 de setembro, por meio de uma publicação nas redes sociais. Na ocasião, acusou CNN, MS NOW e Politico de divulgarem notícias falsas e afirmou que outros veículos poderiam receber o mesmo tratamento. Ele não citou uma reportagem específica no anúncio.

As organizações de imprensa recorreram à Justiça e alegaram que o veto violava a Primeira Emenda da Constituição norte-americana, que protege a liberdade de expressão e de imprensa. Também argumentaram que a medida desrespeitou o devido processo legal e teria sido motivada pela insatisfação de Trump com a cobertura jornalística.

Governo alegou risco à segurança nacional

Durante a audiência, o advogado do Departamento de Justiça Michael Velchik afirmou que reportagens publicadas pelos três veículos teriam colocado a segurança nacional em risco. A defesa do governo também sustentou que o presidente tem autoridade para decidir quem pode acessar a Casa Branca.

Os representantes das empresas contestaram o argumento. Segundo eles, a justificativa relacionada à segurança nacional só apareceu depois que o processo judicial já havia sido apresentado.

Na decisão, Timothy Kelly afirmou que os argumentos do governo não afastaram a possibilidade de os veículos conseguirem demonstrar que houve violação do devido processo legal. O magistrado já havia analisado uma disputa semelhante em 2018, quando a Casa Branca retirou a credencial do então correspondente da CNN Jim Acosta.

Naquele caso, decisões anteriores estabeleceram que jornalistas precisam receber uma notificação e ter a possibilidade de recorrer antes que suas credenciais sejam suspensas ou canceladas.

A determinação desta quinta não encerra o processo. Ela garante, temporariamente, que os profissionais da CNN, da MS NOW e do Politico voltem a trabalhar nas dependências da Casa Branca enquanto a discussão judicial continua.

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Casa Branca juiz Trump veículos de comunicação

Veja também

Ueno Bank

Paraguai

Entenda operação financeira que levou o Ueno Bank ao colapso no Paraguai

Relatório técnico da Superintendência de Bancos do Paraguai identificou uma operação com empres...
paraguai

Crise política

Presidente do Paraguai renuncia em meio à crise bancária e pressão por impeachment

Decisão foi anunciada nesta quinta-feira (5), após o fechamento de um banco digital ligado ao ex-a...
Ameaças de bomba desviam voos na Europa e mobilizam caças nesta quinta (05)

URGENTE

Ameaças de bomba desviam voos na Europa e mobilizam caças nesta quinta (05)

Aeronaves foram desviadas ou passaram por procedimentos de segurança; novos alertas acontecem dois ...
Israel conclui auditoria eleitoral e não encontra provas de fraude

Resultados

Israel conclui auditoria eleitoral e não encontra provas de fraude

Auditoria descarta fraude em eleições de Israel em meio à disputa por governo
Javier Milei

Fuga para EUA

Governo Milei nega participação na saída de Flávio Bolsonaro do Brasil

Casa Rosada afirma que entrada do senador na Argentina ocorreu de forma regular e sem qualquer inter...
Petróleo Brent cai abaixo de US$ 100 com expectativa de fim da guerra

queda

Petróleo Brent cai abaixo de US$ 100 com expectativa de fim da guerra

Queda ocorre em meio a sinais de possível redução das tensões entre Estados Unidos e Irã e à r...
Trump reconhece derrota dos republicanos e elogia democratas nos EUA

eleições nos EUA

Trump reconhece derrota dos republicanos e elogia democratas nos EUA

Após perderem a maioria no Senado e na Câmara, aliados do presidente enfrentam novo cenário polí...
el niño

Fenômeno climático

Aquecimento do El Niño ultrapassa marca histórica registrada em 1982

Dados de outubro mostram temperaturas acima das registradas em episódios anteriores e colocam o fen...