sábado, 26 de setembro de 2026
TRAGÉDIA

Deputado Amilton Filho morre aos 41 anos em acidente na BR-050, em Goiás

Deputado estadual do MDB estava em campanha pela reeleição e voltava de uma agenda quando o acidente aconteceu em Cristalina

Thais Munizpor em
amilton filho
Deputado Amilton Filho | Foto: divulgação

O deputado estadual Amilton Filho (MDB), de 41 anos, morreu na madrugada deste sábado (26) após um acidente de trânsito na BR-050, em Cristalina, no Entorno do Distrito Federal. O parlamentar estava em campanha pela reeleição e voltava de uma agenda política quando o veículo em que estava colidiu com uma carreta estacionada.

Segundo a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a batida aconteceu por volta de 1h30, nas proximidades do aeroporto de Cristalina. Amilton morreu ainda no local. Outras duas pessoas estavam no veículo e foram encaminhadas para atendimento médico no município.

O parlamentar havia cumprido agenda em Anápolis, cidade onde nasceu, e tinha compromissos eleitorais previstos para Cristalina neste sábado. A equipe de Amilton informou que o motorista e um videomaker foram socorridos após a colisão.

Atuação política

Amilton Filho estava no segundo mandato como deputado estadual e havia sido oficializado em agosto como candidato do MDB à reeleição para uma terceira passagem pela Assembleia Legislativa. Em 2022, foi reeleito com 46.556 votos.

Natural de Anápolis, o parlamentar iniciou a carreira política como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2012 e exerceu dois mandatos na Câmara Municipal, onde também presidiu a Casa no biênio 2017-2018.

Em 2018, chegou à Assembleia Legislativa de Goiás. Durante a atuação no Legislativo estadual, presidiu a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e participou de outras comissões permanentes.

Nas últimas semanas, Amilton também manteve agendas em municípios goianos. Em Cristalina, por exemplo, participou de compromissos relacionados a obras e investimentos públicos. Registros da própria Alego mostram atividades do parlamentar no município ao longo de 2026.

Luto oficial em Goiás

O governador Daniel Vilela (MDB) decretou luto oficial de três dias em Goiás após a morte do deputado. O governador também cancelou os compromissos de campanha previstos para o fim de semana.

Em nota, Daniel Vilela afirmou que recebeu a notícia com “profunda tristeza” e destacou a relação pessoal mantida com Amilton. “Além da convivência na vida pública, Amilton era meu amigo”, escreveu.

Daniel Vilela também mencionou a trajetória do parlamentar em Anápolis e manifestou solidariedade à esposa, Ana Caroline, aos filhos Samuel e Laura e aos demais familiares e amigos.

A Assembleia Legislativa de Goiás, por sua vez, decretou cinco dias de luto oficial no âmbito do Legislativo estadual e cancelou os compromissos políticos previstos para este sábado.

Velório será realizado em Anápolis

Amilton Filho deixa a esposa e dois filhos. O velório será realizado em Anápolis, mas, até a manhã deste sábado, os horários da cerimônia e do sepultamento ainda não haviam sido divulgados.

O acidente ocorreu durante o período de campanha eleitoral. O parlamentar havia planejado continuar as agendas em Cristalina neste sábado, antes da colisão registrada durante a madrugada.

A investigação sobre as circunstâncias do acidente deve reunir informações sobre a colisão entre o veículo e a carreta estacionada na BR-050.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Acidente amilton filho cristalina Deputado estadual Goiás

Veja também