quarta-feira, 21 de outubro de 2026
Justiça Eleitoral

TSE manda Nikolas apagar vídeo com declaração de Lula sobre exame de próstata

Ministra Estela Aranha considerou que deputado retirou declaração sobre exames de próstata do contexto e associou o presidente a crimes contra crianças e adolescentes

Bruno Goulartpor em
Lula e Nikolas
Declaração de Lula foi feita na segunda-feira (28), durante um comício em Belém (PA), enquanto o presidente falava sobre a resistência de homens em realizar exames para a prevenção do câncer de próstata. Fotos: Paulo Pinto/Agencia Brasil e Kayo Magalhães/Câmara dos Deputado

A ministra Estela Aranha, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quarta-feira (30) que o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) remova, em até 24 horas, uma publicação nas redes sociais que relaciona uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre exames médicos a crimes contra crianças e adolescentes. A decisão atende a uma ação apresentada pela coligação do presidente.

 

A declaração de Lula foi feita na segunda-feira (28), durante um comício em Belém (PA), enquanto o presidente falava sobre a resistência de homens em realizar exames para a prevenção do câncer de próstata. Ao defender a importância do acompanhamento médico, Lula afirmou que “as mulheres aprendem a tomar toque desde pequenas”. Nikolas publicou um vídeo comentando a fala e afirmou ser “difícil comentar” a declaração do presidente.

Fora de contexto

Na decisão, Estela Aranha afirmou que Nikolas retirou a fala do contexto original, que tratava de prevenção e tratamento de saúde. Segundo a ministra, o deputado deslocou o tema para uma interpretação relacionada a condutas criminosas contra crianças e adolescentes. Para Estela, não se trata de uma “mera interpretação alternativa”, mas de uma construção que poderia levar o eleitor a concluir que Lula estaria “fazendo referência, anuindo ou normalizando” crimes graves.

A ministra também afirmou que a desinformação eleitoral não ocorre apenas quando uma informação é totalmente inventada, mas pode resultar da forma como um fato é apresentado. Com a decisão, Nikolas terá 24 horas para retirar a publicação. A fala de Lula ocorreu durante um discurso em que o presidente também destacou avanços no tratamento do câncer de próstata e citou a realização da primeira cirurgia robótica de próstata no Pará e na Região Norte.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
exame de próstata Lula Nikolas Ferreira

Veja também

Nunes Marques

Eleições 2026

TSE deve deixar restrição a canais de WhatsApp para eleições de 2028

Presidente da Corte, Kassio Nunes Marques, é contra mudanças nas regras eleitorais às vésperas d...
Filha de Lula chama Flávio Bolsonaro de ‘moleque’ durante evento em Goiânia

eleições 2026

Filha de Lula chama Flávio Bolsonaro de ‘moleque’ durante evento em Goiânia

Lurian Lula da Silva criticou postura do senador em debate em evento na capital goiana
Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro anuncia abertura de sigilos e cobra medida de Lula

Candidato do PL afirma que autoriza a quebra de sigilos dos últimos 20 anos e apresenta petição a...
Boca de urna: veja o que é proibido fazer no dia da eleição e como denunciar

ELEIÇÕES 2026

Boca de urna: veja o que é proibido fazer no dia da eleição e como denunciar

Pedir votos, distribuir santinhos e promover candidaturas durante a votação pode configurar crime ...
Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

POLÍTICA | ORÇAMENTO

Celina Leão articula apoio político para preservar Fundo Constitucional do DF

Candidata reuniu parlamentares e anunciou articulações no Congresso Nacional para discutir os efei...
Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

POLÍTICA

Leandro Grass participa de ato com professores e eventos pela democracia nesta quarta (21)

Candidato ao GDF também será sabatinado pelo SBT e terá encontros com grupos ligados à pauta dem...
Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

ELEIÇÕES 2026

Itamaraty acusa Milei de ingerência externa após ataques ao sistema eleitoral brasileiro

Chancelaria brasileira classifica declarações do presidente argentino como ingerência externa; te...
Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Legislativo Goiano

Disputa pelo comando da Alego expõe articulações dentro da base governista

Daniel Vilela (MDB) reuniu deputados aliados no Palácio, enquanto parlamentares se movimentam pela ...