quinta-feira, 22 de outubro de 2026
ALERTA NA ESPLANADA

Suspeita de bomba e tentativa de invasão fecham área do STF, em Brasília

Homem foi detido após tentar pular as grades da Corte e arremessar uma mochila em uma parada de ônibus próxima ao tribunal

Thais Munizpor em
stf
Equipes de segurança foram acionadas após homem arremessar mochila nas proximidades do STF (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Uma mochila deixada em uma parada de ônibus próxima ao Supremo Tribunal Federal (STF) mobilizou equipes de segurança na noite desta quinta-feira (1º), em Brasília. A ocorrência levou ao isolamento de parte da área próxima à Corte e ao acionamento da Operação Petardo, responsável pelos procedimentos de segurança em casos de possível artefato explosivo.

Antes de ser detido, um homem também tentou pular as grades que cercam o STF. A movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do tribunal, que acionou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Judicial.

Área próxima ao STF foi isolada

Após o homem arremessar a mochila sobre a parada de ônibus, equipes de segurança passaram a averiguar o objeto. A operação foi acionada porque havia a possibilidade de o material conter um artefato explosivo.

Em nota, o STF informou que o homem estava nas proximidades do ponto de ônibus localizado em frente à sede da Corte quando tentou ultrapassar as grades.

“A movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do STF, sendo imediatamente acionadas a Polícia Militar e a Polícia Judicial”, informou o tribunal.

A via S1, na altura da Esplanada dos Ministérios, foi totalmente bloqueada a partir da região da Catedral de Brasília. A orientação das forças de segurança era para que pessoas que deixassem o prédio do STF mantivessem distância do local. Não havia interdição interna no edifício.

bomba-stf (1)
Homem tenta pular grades do STF e mochila suspeita mobiliza polícia
Foto: Polícia Militar DF

Movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do Supremo

A mochila foi lançada sobre o ponto de ônibus depois da tentativa de ultrapassar as grades da Corte. Por causa da possibilidade de haver um artefato explosivo no objeto, a Operação Petardo foi acionada para realizar os procedimentos de segurança.

“Como ele arremessou uma mochila sobre o ponto de ônibus, tornou-se necessário acionar a Operação Petardo, com a adoção dos procedimentos previstos para averiguação de possível artefato explosivo”, informou o STF.

O tribunal informou ainda que equipes da Polícia Militar e da Polícia Judicial permaneciam no local durante os procedimentos.

A ocorrência foi registrada após o encerramento da sessão do STF. Por volta das 20h30, não havia mais ministros no prédio. O último integrante da Corte a deixar a sede foi o ministro Edson Fachin.

 

Leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Bomba Brasília Esplanada dos Ministérios Investigacao Operação Petardo Polícia STF

Veja também

Falhas no PHP levam tribunais e Anatel a suspender sistemas no Brasil

SEGURANÇA DIGITAL

Falhas no PHP levam tribunais e Anatel a suspender sistemas no Brasil

Governo federal alerta órgãos públicos sobre vulnerabilidades que podem comprometer servidores e ...
Policiais militares resgatam homem que caiu de ponte de cerca de quatro metros em Goiás

HERÓIS DE FARDA

Policiais militares resgatam homem que caiu de ponte de cerca de quatro metros em Goiás

Vítima foi encontrada inconsciente em área de mata, nas proximidades da Ponte do Ribeirão, em Col...
Corpo é encontrado em córrego no Setor Pedro Ludovico em Goiânia

PERÍCIA

Corpo é encontrado em córrego no Setor Pedro Ludovico em Goiânia

CBMGO informou que o corpo estava dentro da água em um trecho raso, o que facilitou a retirada
Anápolis

REFORÇO POLICIAL

Cinco suspeitos são presos após onda de homicídios em Anápolis

Operação da Polícia Militar apreendeu três armas de grosso calibre, munições e recuperou um ca...
Procon Goiás lança van itinerante para atender consumidores no interior

Consumidor

Procon Goiás lança van itinerante para atender consumidores no interior

Projeto estreou em Santa Helena de Goiás com serviços gratuitos e orientações preventivas a come...
Estação Ferroviária

ANIVERSÁRIO DE GOIÂNIA

Estação Ferroviária terá projeção de video mapping em homenagem aos 93 anos de Goiânia

Espetáculo audiovisual será realizado neste sábado (24), na Praça do Trabalhador, e vai retratar...
Rapper Genera

confronto

Rapper Genera morre após confronto com policiais da CPE em Aparecida de Goiânia

Artista de 45 anos recebeu homenagens nas redes sociais; polícia apreendeu arma, cerca de oito quil...
Relatório preliminar aponta mau tempo e histórico de falhas em helicóptero que matou cantor Rick

Caso Rick

Relatório preliminar aponta mau tempo e histórico de falhas em helicóptero que matou cantor Rick

Aeronave caiu a 1.686 metros de altitude em Urubici, Santa Catarina; Cenipa identificou que o gravad...