Suspeita de bomba e tentativa de invasão fecham área do STF, em Brasília
Homem foi detido após tentar pular as grades da Corte e arremessar uma mochila em uma parada de ônibus próxima ao tribunal
Uma mochila deixada em uma parada de ônibus próxima ao Supremo Tribunal Federal (STF) mobilizou equipes de segurança na noite desta quinta-feira (1º), em Brasília. A ocorrência levou ao isolamento de parte da área próxima à Corte e ao acionamento da Operação Petardo, responsável pelos procedimentos de segurança em casos de possível artefato explosivo.
Antes de ser detido, um homem também tentou pular as grades que cercam o STF. A movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do tribunal, que acionou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e a Polícia Judicial.
Área próxima ao STF foi isolada
Após o homem arremessar a mochila sobre a parada de ônibus, equipes de segurança passaram a averiguar o objeto. A operação foi acionada porque havia a possibilidade de o material conter um artefato explosivo.
Em nota, o STF informou que o homem estava nas proximidades do ponto de ônibus localizado em frente à sede da Corte quando tentou ultrapassar as grades.
“A movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do STF, sendo imediatamente acionadas a Polícia Militar e a Polícia Judicial”, informou o tribunal.
A via S1, na altura da Esplanada dos Ministérios, foi totalmente bloqueada a partir da região da Catedral de Brasília. A orientação das forças de segurança era para que pessoas que deixassem o prédio do STF mantivessem distância do local. Não havia interdição interna no edifício.

Foto: Polícia Militar DF
Movimentação foi identificada pelo sistema de monitoramento do Supremo
A mochila foi lançada sobre o ponto de ônibus depois da tentativa de ultrapassar as grades da Corte. Por causa da possibilidade de haver um artefato explosivo no objeto, a Operação Petardo foi acionada para realizar os procedimentos de segurança.
“Como ele arremessou uma mochila sobre o ponto de ônibus, tornou-se necessário acionar a Operação Petardo, com a adoção dos procedimentos previstos para averiguação de possível artefato explosivo”, informou o STF.
O tribunal informou ainda que equipes da Polícia Militar e da Polícia Judicial permaneciam no local durante os procedimentos.
A ocorrência foi registrada após o encerramento da sessão do STF. Por volta das 20h30, não havia mais ministros no prédio. O último integrante da Corte a deixar a sede foi o ministro Edson Fachin.
Leia mais:
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.