ELEIÇÕES 2026

Lula admite frustração com 1º turno e mira nova campanha

Presidente reconheceu que esperava vencer a disputa nesta etapa e destacou os próximos passos da campanha para o segundo turno

Thais Munizpor em
lula
Imagem: reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (4) que esperava vencer a eleição presidencial ainda no primeiro turno, mas disse que a disputa será retomada a partir desta segunda-feira (5). Após o resultado das urnas, Lula destacou a necessidade de apresentar ao eleitor as diferenças entre os projetos que estarão no segundo turno.

“Eu confesso para vocês que eu estava convencido que eu ia ganhar a eleição no primeiro turno. Mas eu também já pensei isso outras vezes”, afirmou.

Lula citou outras eleições em que esperava vencer na primeira etapa e não conseguiu. O presidente mencionou as disputas contra Geraldo Alckmin e José Serra, além de outras eleições presidenciais das quais participou.

Segundo Lula, a segunda etapa permitirá uma comparação mais direta entre os candidatos. “O segundo turno é a hora da prova dos nove. É a hora da gente mostrar a verdadeira fotografia do Brasil de hoje e o Brasil que a gente quer”, declarou.

Lula fala em nova campanha a partir desta segunda

Durante o pronunciamento, Lula afirmou que a campanha será reiniciada com apenas dois candidatos na disputa. A estratégia, segundo o presidente, será apresentar as propostas e comparar os projetos para o país.

“A partir de amanhã, a gente começa uma nova campanha. Uma campanha em que apenas entre dois candidatos a gente vai poder mostrar a diferença entre as propostas que existem para o Brasil”, disse.

Lula também destacou a experiência administrativa de sua chapa. O presidente citou a trajetória de Geraldo Alckmin, atual vice-presidente, e apresentou os próprios governos como referência para a disputa.

“Primeiro, é simples escolher o candidato a presidente e o vice. O Alckmin, com 16 anos de experiência de governar o estado mais rico do país, e eu com 12 anos de experiência de fazer a melhor política de inclusão social da história desse país”, afirmou.

Na sequência, Lula fez críticas ao adversário e mencionou investigações, milícias, crime organizado e episódios relacionados à violência no Rio de Janeiro. As afirmações foram apresentadas pelo presidente como pontos que deverão ser explorados durante a campanha do segundo turno.

“Tudo isso vai ficar claro, mas mais claro para mim e para o Alckmin é a gente mostrar que Brasil que a gente quer construir”, afirmou.

Educação, indústria e saúde entram no discurso

Lula também apresentou áreas que pretende priorizar caso permaneça no comando do país. A educação apareceu como um dos principais pontos do discurso.

O presidente afirmou que pretende manter investimentos em universidades, pesquisa, tecnologia e institutos federais. Lula também citou o ensino médio e o programa Pé-de-Meia.

“Vamos universalizar o Pé-de-Meia para garantir que nenhum jovem desista do ensino médio nesse país”, declarou.

Lula também afirmou que pretende ampliar a oferta de ensino em tempo integral. Segundo o presidente, a educação será utilizada como uma das principais ferramentas para ampliar a capacidade produtiva e tecnológica do Brasil.

Na área econômica, Lula citou a política industrial e mencionou o programa Nova Indústria Brasil. O presidente afirmou que a iniciativa envolve financiamento de cerca de R$ 725 bilhões.

A produção nacional de medicamentos também apareceu entre as prioridades apresentadas. Lula defendeu investimentos no setor farmacêutico e afirmou que pretende ampliar a capacidade brasileira de produzir medicamentos considerados essenciais.

Na saúde, o presidente citou ainda o fortalecimento da Farmácia Popular e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Lula cita responsabilidade fiscal e pede participação no voto

Outro ponto abordado no discurso foi a política fiscal. Lula afirmou que seu governo teve períodos de superávit primário e citou a obtenção do grau de investimento durante suas gestões anteriores.

“É importante lembrar que foi nos meus mandatos que o Brasil fez superávit primário durante oito anos do meu governo”, afirmou.

O presidente também defendeu responsabilidade na condução das contas públicas. “A gente não pode gastar aquilo que a gente não tem e a gente não pode fazer dívida que a gente não pode pagar”, disse.

Ao mesmo tempo, Lula afirmou que eventuais medidas de controle fiscal não devem atingir a população mais pobre.

“Não haverá política de corte fiscal capaz de prejudicar as pessoas pobres desse país”, declarou.

No fim do discurso, Lula abordou a abstenção registrada no primeiro turno. O presidente afirmou que milhões de eleitores não compareceram às urnas e fez um apelo para que esse público participe da segunda etapa.

“Nós vamos fazer um apelo para que as pessoas saibam que nesse momento histórico do Brasil o voto é necessário para a gente definir o futuro desse país”, afirmou.

Lula também voltou a brincar com o fato de ter disputado o segundo turno em diferentes eleições. “Eu sou muito bom no mata-mata, no tête-à-tête”, disse.

A segunda etapa da eleição presidencial será disputada entre Lula e o candidato que avançou em segundo lugar na votação deste domingo (4).

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
1º turno discurso eleições 2026 Lula presidente

Veja também

Gustavo Gayer e Gracinha Caiado

Eleições 2026

Gustavo Gayer e Gracinha Caiado são eleitos nas duas vagas ao Senado

Deputado do PL liderou votação, enquanto ex-primeira-dama garantiu segundo lugar em disputa marcad...
Flávio Bolsonaro

ELEIÇÕES 2026

“Foi por muito pouco”, diz Flávio Bolsonaro após ir ao 2º turno

Candidato do PL terminou o primeiro turno à frente de Lula e afirmou que pretende manter uma campan...
jerônimo rodrigues

ELEIÇÕES 2026

Jerônimo Rodrigues é reeleito governador da Bahia no 1º turno

Petista disputou novamente o governo estadual contra ACM Neto, em uma repetição da disputa de 2022
“Não venci, mas caí de pé”, diz Caiado após eleição presidencial

ELEIÇÕES 2026

“Não venci, mas caí de pé”, diz Caiado após eleição presidencial

Após apoiar a vitória de Daniel Vilela em Goiás, governador afirmou que seguirá atuando na polí...
lula

ELEIÇÕES 2026

Flávio Bolsonaro e Lula vão disputar o segundo turno para presidente

Com 96,78% das seções totalizadas, candidatos do PL e do PT aparecem nas duas primeiras posições...
Veja quem são os 24 deputados distritais eleitos no Distrito Federal

eleições no DF

Veja quem são os 24 deputados distritais eleitos no Distrito Federal

Max Maciel lidera votação para a CLDF, seguido por Eduardo Pedrosa e Chico Vigilante; três atuais...
Confira quem são os oito deputados federais eleitos no DF

Eleições no DF

Confira quem são os oito deputados federais eleitos no DF

Fábio Felix lidera votação histórica e encabeça bancada que terá três representantes do PL e ...
Wilder

ELEIÇÕES 2026

“A democracia é isso: um ganha, outro perde”, diz Wilder após derrota ao Governo de Goiás

Candidato do PL reconheceu a vitória de Daniel Vilela, criticou pesquisas eleitorais e afirmou que ...