Eleições: especulações sobre candidaturas movimentam bastidores da OAB-GO
Nomes como Lúcio Flávio, Rafael Lara, Pepê e Valentina Jungmann Cintra estão entre os cotados para a presidência do órgão
Francisco Costa e Gabriel Neves
Nos bastidores da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), especulações sugerem diversos nomes que podem disputar as eleições deste ano que definirão a presidência do órgão para os próximos três anos. Entre os nomes cotados, uma ala dentro da OAB-GO acredita que existe a possibilidade de candidatura do advogado Lúcio Flávio Paiva ao cargo presidencial.
Procurado pela reportagem do jornal O HOJE, Paiva, todavia, preferiu adotar a discrição. Apesar das conjecturas, o advogado, que já ocupou a presidência da OAB-GO por dois mandatos e é uma figura importante da advocacia goiana, afirmou que “ainda é muito cedo para discutir eleições” e optou por não comentar com profundidade sobre o assunto.
Enquanto o ex-presidente mantém o silêncio, o atual presidente da OAB-GO, Rafael Lara, sinaliza que pode enfrentar a disputa eleitoral, conforme apurou O HOJE. Lara, que sucedeu Paiva no órgão, foi eleito em 2021 com quase 40% dos votos válidos, consolidando sua liderança na instituição. Na ocasião, ele expressou gratidão e enxergou a vitória como um “novo ciclo para a advocacia do estado de Goiás”.
Em entrevista ao jornal O HOJE pouco após sua eleição, Lara destacou a unidade da advocacia. “Desde o dia 20 de novembro, no dia seguinte às eleições, tenho dito repetidamente que não existe mais cor, não existe mais chapa, não existe mais número. A advocacia é uma só”, afirmou o atual presidente. Lara ainda disse que a política institucional não era feita de partidos políticos e que “a advocacia não pode permitir que aconteça com ela o que vemos na sociedade, num dualismo, rivalidade e polarização entre forças”.
As eleições da OAB-GO também deverão contar com o segundo colocado na corrida de 2021, o advogado Pedro Paulo de Medeiros, conhecido como Pepê. Ele não crava participação no próximo pleito, mas ao ter sido questionado sobre a possibilidade de candidatura disse concisamente: “Vamos ver como as coisas andam”. Ecoando Paiva, Pepê também preferiu manter o distanciamento sobre fixar qualquer posição neste momento.
Advogados ouvidos pelo jornal O HOJE, sob condição de não terem seus nomes divulgados, reiteraram o entusiasmo para a definição de um nome feminino para a disputa eleitoral deste ano na OAB-GO. A ex-vice-presidente do órgão Valentina Jungmann Cintra aparece entre os nomes citados para possível candidatura. Ela foi a primeira mulher a pleitear presidência em Goiás, com a chapa OAB pra Tod@s, em 2021, mas ficou em quarto lugar.
Cintra possui mestrado e doutorado em direito. A advogada também é procuradora do estado de Goiás, mestre e doutora em Direito e professora universitária na UFG e PUC-Goiás. Ela também já foi vice-presidente da OAB-GO.
Embora considerem que as eleições da OAB-GO sejam marcadas por uma espécie de polarização, pessoas ouvidas pela reportagem do jornal O HOJE não descartam, também, o nome do advogado Felicíssimo Sena. Nascido em Ouvidor, interior de Goiás, Sena, que é membro honorário do órgão, é visto como alguém que já “emite sinais” de que pode buscar a candidatura ao cargo, ainda que seu nome não seja uma certeza absoluta.
O advogado também foi o idealizador do CEL da OAB. Presidente da Ordem por cinco mandatos, foi na gestão de Felicíssimo que o CEL da OAB foi construído, assim como a atual sede administrativa, no Setor Marista.