Prefeitura alerta que período atual é propício para plantio de mudas por conta das chuvas
Arborização torna Goiânia uma cidade cada vez mais verde e contribui com a amenização do clima e regularidade das chuvas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), disponibiliza o serviço de plantio gratuito de mudas nativas do Cerrado em calçadas e residências da Capital, o Disque-Árvore. Com mais de 8,6 mil mudas plantadas, desde o lançamento do programa em junho de 2021, a pasta alerta que este período de chuvas é ideal para o plantio.
“Essa é uma época propícia para o plantio, devido ao tempo chuvoso, apesar de que o morador deve ter o cuidado de regar a muda em períodos mais secos”, explica o presidente da Amma, Luan Alves, ao detalhar que, somente em 2023, o Disque-Árvore realizou o plantio de 2.623 árvores em portas de residências e estabelecimentos comerciais da Capital.
A solicitação é feita via WhatsApp (62) 99639-7495. Para o pedido, o cidadão responde a um formulário do Google, envia dados pessoais e fotos da sua calçada. A partir dessas informações, os técnicos da Amma avaliam as condições do local, e indicam a melhor espécie para o plantio.
O superintendente de Gestão Ambiental e Licenciamento da Amma, Ormando Pires, explica que, para o plantio, é considerada a largura da calçada, fiação elétrica, entrada da garagem e até a encanação de esgoto. “Tudo para garantir que essa árvore não precise ser retirada no futuro”, explica. A Amma leva para o plantio, em uma van do programa, a muda de árvore e compostagem, que é uma mistura de folhas das podas de árvores de parques da Capital e outras matérias orgânicas. A pasta também realiza o trabalho de retirada do calçamento onde a árvore será plantada.
O cultivo de espécies arbóreas é fundamental para a arborização do município, tornando Goiânia uma cidade cada vez mais verde, e contribui com a amenização do clima e regularidade das chuvas no município. “A presença das árvores é fundamental para a produção de oxigênio e para a qualidade do ar, além de evitar a erosão do solo”, destaca Luan Alves.