Isenção do IPTU alcança 85 mil novas famílias
Prefeitura de Goiânia apresentou novas regras da cobrança
As novas regras do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) deste ano foram divulgadas, na quinta-feira (18), pela Prefeitura de Goiânia. O titular da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), Vinícius Henrique Alves, apresentou todos os detalhes referentes à cobrança do tributo em 2024, bem como a novidade do aumento do número de famílias beneficiadas pelo IPTU Social.
Em comparação ao ano passado, o valor venal do imóvel máximo para se conseguir o benefício aumentou de R$ 140 mil para R$ 157 mil. Conforme o secretário de Finanças, isso possibilitou isentar do pagamento algo em torno de 85 mil famílias, aproximadamente 14 mil a mais do que em 2023. “O IPTU Social é um compromisso assumido pelo prefeito Rogério Cruz para garantir justiça tributária entre os contribuintes, além de beneficiar famílias carentes da cidade”, disse Vinícius Alves, após apresentar os dados aos jornalistas.
O secretário reforçou, ainda, o trabalho realizado para que o número de beneficiados do IPTU Social na capital goiana fosse maior em 2024. “Desde julho do ano passado, a Sefin vem buscando formas para conseguir contemplar o maior número de pessoas sem prejudicar a arrecadação do município”, frisou Vinícius, ao comemorar o resultado alcançado pelas equipes técnicas da pasta.
Para este ano, o único acréscimo no valor do imposto é a reposição inflacionária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), uma alíquota de 4,68%. Em 2023, eram 674 mil imóveis da Capital inscritos na Prefeitura. Em 2024, essa quantidade subiu para 793 mil, sendo que ao menos 94 mil deles pagarão o IPTU com redução devido à correção das alíquotas.