Secretaria de Estado da Saúde começa a distribuir vacinas contra HPV e Catapora, em Goiás
Segundo o Ministério da Saúde, a situação gerou um desabastecimento, em especial do imunizante contra a catapora, que agora deve ser regularizado gradualmente
As doses de vacinas contra HPV (papilomavírus humano) e Catapora começaram a ser distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) nesta semana. Devido ao atraso do Ministério da Saúde no envio das doses, o estoque dos imunizantes estava zerado.
A situação gerou um desabastecimento, em especial do imunizante contra a catapora, que agora deve ser regularizado gradualmente, segundo o Ministério da Saúde. Em relação às vacinas contra o HPV, Goiás recebeu 30 mil doses.
Além das vacinas contra a catapora e o HPV, o Estado também conta com estoque de outros imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação. São elas, as vacinas contra difteria, tétano, febre-amarela, antirrábica, tríplice viral e Covid-19 para crianças maiores de 5 anos.
No decorrer de 2023, o Ministério da Saúde enviou mais de 202 mil unidades da vacina contra o HPV ao Estado de Goiás. A quantidade distribuída ultrapassou o número de unidades enviadas, por conta do estoque restante de 2022.
Em relação à vacina contra a catapora, o Estado tem recebido os imunizantes em cota reduzida pelo Ministério da Saúde desde maio do ano passado. Em alguns meses de 2023, não houve envio de nenhuma dose. A última remessa que chegou em Goiás, foi encaminhada em dezembro de 2023, mas contendo apenas 5 mil doses, quando a quantidade mensal necessária é de 17 mil doses.