O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Operação

PF investiga se Abin espionou Moraes, Gilmar Mendes e governadores

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), chefe da Abin durante o governo Jair Bolsonaro, é suspeito de comandar o esquema

Postado em 25 de janeiro de 2024 por Carlos Monteiro
vca edit abr 11071918983 scaled 1
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ)

A Polícia Federal (PF) investiga se o software de epionagem da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) foi utilizado para monitorar ilegalmente governadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação é da jornalista Daniela Lima, da GloboNews.

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), chefe da Abin durante o governo Jair Bolsonaro, é suspeito de comandar o esquema.

Fontes ligadas a investigação afirmam que a Abin teria investido no monitoramento ilegal dos ministros Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia e de Camilo Santana, ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação.

Nesta quinta-feira (25) a PF deflagrou a operação “Vigilância Aproximada”, que é um desdobramento da operação “Primeira Milha”. Mandados foram cumpridos contra Ramagem.

A suspeita, até o momento, é de que ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis foram utilizados sem autorização judicial.

Veja também