O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
Novidade

Tecnologia antirroubo do iPhone desembarca no Brasil; confira os modelos que contam com a novidade

Ferramenta da Apple está disponível na nova atualização do sistema iOS 17.3

Postado em 26 de janeiro de 2024 por Carlos Monteiro
iStock 1454261455
Tecnologia antirroubo do iPhone desembarca no Brasil; confira os modelos que contam com a novidade | Foto: iStock

Na última terça-feira (23), a Apple lançou o recurso antirroubo para o iPhone, prometendo dificultar a vida de criminosos que buscam acessar informações sensíveis no dispositivo. Com a recente atualização para a versão 17.3 do iOS, a funcionalidade “Proteção contra roubo de dispositivos” está agora disponível tanto no Brasil quanto no restante do mundo.

O lançamento dessa proteção ocorreu em resposta a relatos de diversos usuários nos Estados Unidos e Brasil. Após terem seus iPhones furtados ou roubados, muitos usuários enfrentaram a impossibilidade de acessar seus dados. Os criminosos conseguiam entrar no dispositivo com a tela desbloqueada e realizar alterações nas configurações.

A Apple implementou uma tecnologia que exige a aplicação de desbloqueio biométrico facial ou digital em operações críticas, especialmente quando o usuário está longe de casa. Para utilizar essa funcionalidade, basta que o usuário do smartphone a ative manualmente.

Atualmente, quando a autenticação biométrica não é bem-sucedida no processo de desbloqueio da tela, o iPhone solicita ao usuário a inserção da senha numérica. Essa abordagem é uma vulnerabilidade, já que os criminosos podem ter esse código ameaçando a vítima.

A proposta atual é evitar que determinadas funções sejam modificadas em ambientes externos, sem a autenticação facial ou digital do usuário.

Atualmente, o dispositivo requer a utilização da autenticação Face ID (reconhecimento facial) ou Touch ID (impressão digital) para acessar informações confidenciais. Veja quais acessos exigirão desbloqueio:

  • Usar o iPhone para configurar um novo dispositivo;
  • Ver ou usar senhas salvas no dispositivo pelo iCloud Keychain;
  • Apagar conteúdos e configurações do aparelho;
  • Alterar contas Apple Cash na Carteira;
  • Cadastrar novo cartão Apple Card;
  • Ver um cartão virtual da Apple;
  • Desativar o Modo Perdido;
  • Usar métodos de pagamento armazenados no navegador Safari.

Segurança reforçada: uma camada extra para operações importantes

Agora para operações mais importantes no dispositivo será necessário fazer uma autenticação biométrica e esperar até uma hora para que a mudança aconteça.