Goiânia registra inflação prévia de janeiro em 0,24%
Goiânia possui o segundo menor aumento entre as capitais do país, sendo superada apenas por Brasília
No mês de janeiro a inflação prévia em Goiânia subiu 0,24%, essa é a sexta alta seguida registrada. Em dezembro o registro foi de 0,39%. No país, janeiro teve um registro positivo de 0,31%, 0,09% a menos que no mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Mesmo assim, Goiânia registrou a menor variação em sua inflação desde janeiro de 2019, com um aumento de apenas 0,08%. Acumulando os últimos 12 meses, a cidade apresenta uma soma de 3,86%.
Goiânia possui o segundo menor aumento entre as capitais do país, sendo superada apenas por Brasília, que não teve aumento, registrando −0,41% na prévia da inflação de janeiro. São Paulo segue em terceiro lugar, com um aumento de 0,1%. A maior alta prevista ocorreu em Belo Horizonte, com 0,88%.
Na capital goiana, o aumento na previsão da inflação foi impulsionado pelo grupo “alimentação e bebidas”, que apresentou uma variação de 2,35%. O aumento foi especialmente influenciado pela variação nos preços das carnes, que registrou 1,76%.
É relevante notar que, apesar desse cenário, o subgrupo das carnes teve nove quedas ao longo do ano passado, encerrando 2023 com uma variação acumulada negativa de −8,84%. Mesmo com os aumentos observados em dezembro e janeiro, o acumulado nos últimos 12 meses ficou em −7,43%.
Esses são alguns grupos em Goiânia que apresentaram variações: