PF faz operação em Goiás e outros Estados contra tentativa de golpe em 2022
São 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva
A PolÃcia Federal cumpre mandados em Goiás, Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, EspÃrito Santo, Paraná e Distrito Federal, nesta quinta (8). A ação faz parte da Operação Tempus Veritatis, que investiga organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, em 2022, com intuito de manter o ex-presidente Bolsonaro (PL) no poder.
São 33 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Além disso, são outras 48 medidas cautelares diversas da prisão, entre elas, proibições de manter contato com outros investigados e deixar o PaÃs. Entre os alvos, os generais Braga Netto, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Stevan Teófilo Gaspar de Oliveira, o ex-ministro da Defesa Anderson Torres, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto e outros.
Segundo a corporação, esta fase aponta a divisão do grupo de investigados em núcleos de autação. O intuito era divulgar a ocorrência fraude no pleito presidencial antes dele acontecer e, com isso, legitimar uma intervenção militar.
O primeiro núcleo era responsável por construir e propagar a versão de fraude, dizendo que as urnas eletrônicas eram vulneráveis – discurso que os investigados reforçavam desde 2019 e seguiu mesmo após os resultados de 2022. Já o segundo seria para subsidiar a abolição do Estado Democrático de Direito por meio de um golpe.
Os crimes praticados seriam: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.