Municípios goianos participam do Dia D de Combate à Dengue
Intenção é envolver todos os 246 municípios na ação
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) instituiu o dia 22 de fevereiro como dia D de combate ao mosquito da dengue em Goiás, com isso, vários municípios aderiram ao movimento e realizaram campanhas de prevenção e conscientização da dengue, nesta quinta-feira (22).
Para o secretário da saúde do Estado, o dia é um alerta a mais para a população. A SES, juntamente com os municípios, foram às ruas das cidades a fim de explicarem para a população que Goiás vive um momento de crise na saúde pública. Esse é um momento crítico e precisamos estar unidos para fazer esse combate”, pontua o secretário.
A intenção é envolver todos os 246 municípios na ação, mas apenas oito cidades que atualmente estão com a maior incidência de casos, contaram com a presença da SES, como Jataí, Uruaçu, Sanclerlândia, Iporá, Aurilândia e Cocalzinho, Aparecida de Goiânia e Perolândia. Sobre o dia D, Rasível afirma que vai cessar quando a ‘guerra’ contra o mosquito chegar ao fim.
Devem participar da ação de reforço para a realização de manejo ambiental, com limpeza nas ruas e quintais, a SES, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás. O secretário pede a adesão do maior número possível de municípios na ação contra o mosquito. “Sabemos que há dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas esse é o momento de unir forças e mobilizar poder público e população para conter o avanço das arboviroses em Goiás”, reforça.
“Nós definimos alguns municípios prioritários devido às suas altas taxas de incidência, que é o número de casos confirmados em relação ao tamanho da população. Então por esses municípios terem uma população muito pequena, o impacto da doença é muito maior nesses locais”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim.
O município de Sanclerlândia, por exemplo, que tem uma população de 7.861 habitantes e 242 casos confirmados, atualmente possui uma taxa de incidência de 3.078 casos a cada 100 mil/hab. Em Aurilândia esse número é de 2.941 casos / 100 mil hab. Já em Uruaçu a taxa é de 914.
Municípios da região metropolitana como Aparecida de Goiânia e Senador Canedo aderiram ao movimento nesta quinta-feira (22). Goiânia, a capital do Estado, informou ao jornal O Hoje, que a cidade já faz ações de combate à dengue toda semana, por isso, não aderiu ao dia D.