O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Economia

Goiás registra maior atividade econômica da história

Caiado destaca importância da gestão para bom desempenho da atividade econômica

Postado em 23 de fevereiro de 2024 por Carlos Monteiro
iStock 1092110072 scaled 1
Caiado destaca importância da gestão para bom desempenho da atividade econômica. | Foto: iStock

Em dezembro de 2023, Goiás atingiu a maior atividade econômica de toda a série histórica, iniciada em 2003. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB), o crescimento goiano na variação acumulada no ano foi de 6,1%, o maior nível em 13 anos. A média nacional no mesmo período foi de 2,4%.

Segundo estado que mais cresceu

Goiás também conquistou o segundo lugar entre as Unidades Federativas, com índice divulgado, que mais cresceram em 2023, ficando atrás apenas do Paraná (7,8%). Ainda conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), o crescimento goiano superou a média da região Centro-Oeste, que foi de 5,8%.

Ao comentar o bom desempenho da atividade econômica de Goiás, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância da gestão.

Maior crescimento dos últimos 13 anos

“Uma boa notícia a todos nós goianos. Goiás tem o maior crescimento dos últimos 13 anos. Somos o segundo estado que mais cresceu. Vejam bem, quando o estado é bem gerido, respeitando o dinheiro público, o resultado chega na melhoria da qualidade de vida de todos nós goianos”, comentou o governador.

Acima da média nacional em 2023

O Secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, comenta sobre o índice positivo.

“Fechamos o ano de 2023 com excelentes resultados, inclusive nos mantendo acima da média nacional. Esse desempenho é o reflexo dos investimentos estratégicos da gestão que contribuem com o crescimento econômico do nosso estado”, salienta Adriano.

“O número divulgado no índice consolida todas as estimativas realizadas pelo IMB ao longo do ano. Esperamos confirmar um crescimento próximo a 6% em breve, com a divulgação do nosso PIB estadual”, destaca o diretor-executivo do IMB, Erik Figueredo.

Variações

Na variação mensal interanual, na comparação entre dezembro de 2023 com o mesmo mês do ano anterior, o aumento goiano foi de 11,7%.

Nesse indicador, a média brasileira foi de 1,4%. Já na variação mensal com ajuste sazonal, no comparativo entre dezembro e novembro de 2023 o aumento foi de 1,9% para Goiás, contra 0,8% do Brasil.

Veja também