O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Apresentação

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás se apresenta no Teatro Basileu França

O repertório do concerto de abertura apresentará obras de três proeminentes compositores brasileiros da música clássica

Postado em 29 de fevereiro de 2024 por Matheus Santana
WhatsApp Image 2024 02 27 at 07.11.56 1
O concerto de abertura conta com o apoio do Sesc Goiás e da parceria do Instituto Música e Cidadania | Foto: Cinthia Oliveira/Governo de Goiás

A temporada 2024 da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás será inaugurada na próxima sexta-feira, 1º de março, no Teatro Escola Basileu França, às 20h. O evento será aberto ao público, com entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos antecipadamente. O concerto de estreia contará com a participação de músicos convidados de renome: o regente brasileiro Fabio Zanon e o violinista ítalo-brasileiro Alessandro Borgomanero.

Fabio Zanon, renomado professor e Fellow da Royal Academy of Music em Londres, é um dos artistas brasileiros mais respeitados internacionalmente. Além disso, ele desempenha o papel de coordenador artístico do prestigiado Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Alessandro Borgomanero, por sua vez, é professor de violino na Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui uma vasta experiência como solista em várias orquestras ao redor do mundo. Anteriormente, ele ocupou o cargo de regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás entre 2012 e 2017, contribuindo significativamente para sua reestruturação e desenvolvimento artístico.

O repertório do concerto de abertura apresentará obras de três proeminentes compositores brasileiros da música clássica. A atuação começará com ‘Jupyra’, de Francisco Braga, seguida pelo concerto para violino de Hekel Tavares. Para encerrar, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás executará a Bachianas nº 7, de Heitor Villa-Lobos.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é um projeto da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Fundada em 2001, tem sido um dos principais centros de formação de jovens músicos na região Centro-Oeste do Brasil. Seu principal objetivo é formar músicos jovens para atuarem profissionalmente em orquestras no Brasil e no exterior, além de promover a formação de plateias por meio da democratização do acesso à música sinfônica.

O concerto de abertura conta com o apoio do Sesc Goiás e da parceria do Instituto Música e Cidadania. Desde 2021, a gestão da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França está sob responsabilidade da Universidade Federal de Goiás, através do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG).

Veja também