Mais da metade dos municípios de Goiás já instalaram Gabinetes contra a Dengue
Grupos permitem o planejamento e detalhamento das operações nas cidades
O governo de Goiás informou que 148 prefeituras goianas já instalaram Gabinetes contra a Dengue. Trata-se de uma estratégia do Executivo estadual, parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Corpo de Bombeiros, para monitorar diariamente casos desta doença e outras transmitidas pelo Aedes Aegypti, como zika e chikungunya.
Estes gabinetes permitem o planejamento e detalhamento das operações nos municípios de forma virtual. Elas incluem ações de vigilância, combate ao vetor, assistência e regulação, bem como o acompanhamento da execução das medidas implementadas, que devem ser pautadas todo tempo por inteligência e comunicação.
Goiás registrou 75.683 notificaçãoes de casos de dengue até a nona semana de 2024. Destes, foram confirmados 31.710, o que representa um aumento de 176% em relação ao ano passado. Além disso, houve a confirmação de 31 óbitos. No ano passado foram 48.
“O Gabinete acompanha cada ação de forma estratégica e coordenada, permitindo a tomada de decisões antecipadas, com o uso de evidências, concentração de esforços e transparência, protegendo a vida, reduzindo mortes e complicações evitáveis”, explica o secretário estadual de Saúde, Rasível Reis.