Bebê de 8 meses morre vítima da dengue e Covid-19 no DF
A mãe da criança revelou que nenhum dos postos de saúde que visitou solicitou o teste de Covid-19 para a menina
Na última quarta-feira (28), uma bebê de 8 meses morreu devido a dengue e Covid-19 no Distrito Federal. Helena Alves Martins Dourado teve como causa de morte parada cardiorrespiratória, dengue e teste positivo para Covid-19 conforme consta na certidão de óbito.
Segundo a mãe da menina, Helena começou a apresentar febre na madrugada do último domingo (25) e foi levada ao Hospital de Planaltina, que estava superlotado. Depois de passar pela triagem, foi orientada a retornar para casa.
Posteriormente, a mãe a levou a uma Unidade Básica de Saúde, onde foi bem atendida e aconselhada a fazer um exame de sangue para verificar as plaquetas. Desse modo, decidiu conduzir a criança ao Hospital de Sobradinho.
Após realizar o hemograma e dar soro para a bebê, a médica informou que não manteria a criança internada, pois, ela estava sem febre, portanto, estaria bem. A mãe disse que passou a fazer o tratamento com medicamentos prescritos, em casa.
Na noite de terça-feira (27), a mãe relatou que a filha vomitou e sentiu muita sede. Na manhã do dia seguinte, Helena a demonstrava fraqueza e com as extremidades do corpo, frias.
A mãe da bebê ainda revelou que nenhuma das unidades de saúde que passou, solicitou o teste de Covid-19 para a criança. Contudo, ela afirma que, segundo o médico, o que provocou a morte de Helena foi a dengue.
Porém, a certidão de óbito de Helena aponta que a causa da morte como parada cardiorrespiratória, dengue e PCR positivo para Covid-19.
Na noite de terça-feira (27), a mãe informou que sua filha havia vomitado e estava sentindo muita sede. Na manhã seguinte, Helena exibia fraqueza e extremidades do corpo frias.
A mãe da criança também revelou que nenhum dos postos de saúde que visitou solicitou o teste de Covid-19 para a menina. No entanto, ela assegura que, de acordo com o médico, a causa da morte de Helena foi a dengue.