Evento fomenta turismo ecológico na Chapada dos Veadeiros fora da temporada
Todos os anos mais de 1.500 turistas estrangeiros vão à região em busca das trilhas e cachoeiras, especialmente durante as temporadas de férias e feriados
Conhecido por muitos goianos, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é lar de muitas belezas naturais exclusivas do cerrado. Mas também são vitais para a manutenção da vida selvagem que lá habita, como a esparsa mata nativa e os animais que chamam a área de 65 mil hectares de lar. Tudo isso contribui para a fama internacional da região que acaba por ser frequentada por milhares de pessoas todos os anos em busca do turismo ecológico, também chamado de ecoturismo.
Segundo o Observatório do Turismo da Agência Estadual de Turismo, todos os anos mais de 1.500 turistas estrangeiros vão à região em busca das trilhas e cachoeiras, especialmente durante as temporadas de férias e feriados. Este fluxo sustenta a economia de muitas cidades nas redondezas como Alto Paraíso de Goiás, São Jorge, Cavalcante e Teresina de Goiás. Contudo, com o fim deste fluxo ocorre um “recesso econômico” nos municípios que podem causar uma alta nos preços de produtos básicos.
Com o fim de reduzir este efeito, será inaugurada nesta sexta-feira (08) março de 2024 a terceira edição do evento “Chapada Week” com patrocínio do Governo de Goiás, o evento se estenderá até o dia 19 do mesmo mês. O programa reunirá descontos em áreas sócio-econômicas para fomentar o fluxo de turistas fora de temporada. Estabelecimentos como lojas, hoteis, pousadas, restaurantes terão diferentes oportunidades de valores menores. Além disso, cachoeiras, mirantes e trilhas (muitas geridas por capital privado) também terão seus preços reduzidos.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, gerido pelo ICMBio em Goiás, também terá uma oferta de desconto no preço de dois ingressos por apenas um. Por causa do seu valor é reconhecida como um Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Além disso, está no ranking dos destinos de viagens mais cobiçados por brasileiros em 2024, segundo dados divulgados em dezembro pelo Ministério do Turismo.
De acordo com Rodrigo Carlos, engenheiro florestal, ao jornal O Hoje, o ecoturismo tem uma importante função em criar cidadãos mais conscientes em relação ao meio ambiente e um futuro mais sustentável. ”Os visitantes têm a oportunidade não apenas de contemplar a paisagem deslumbrante, mas também de vivenciar experiências que promovem a conscientização ambiental e a sustentabilidade”.
Porém, diz que isso deve ser feito de maneira correta para respeitar os locais que têm interesse em visitar. Como diz Rodrigo, o principal fator que as pessoas devem se preocupar é em gerir os próprios resíduos (lixos) para que não haja descarte irregular e que cause a degradação do meio ambiente.
Uma dica que o especialista fala é na diminuição do uso de recipientes para aderirem a opções reutilizáveis como: embalagens reutilizáveis, garrafas de água recarregáveis, utensílios de cozinha duráveis. Além disso, fala da importância do turismo para os pequenos em incentivar a conservação da natureza e da vida selvagem.
Para a segurança tanto dos turistas como a do ecossistema do parque, Rodrigo fala da importância de um guia na orientação correta dentro das trilhas e cachoeiras com a presença de crianças a fim de estabelecer uma conexão positiva com a experiência ambiental.
“É importante a promoção de atividades na natureza, como observação de pássaros e identificação de plantas para que a criança possa adentrar nas áreas de visitação e não se espante ou comporte se de maneiras errôneas à conservação ambiental”, diz o especialista.