Sobe para 49 o número de mortes por dengue em Goiás
Nesta quarta-feira (14), a prefeitura de Goiânia decretou situação de emergência em saúde pública
Goiás já registrou 49 mortes por dengue somente este ano de 2024. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (14) no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Em 2023, o número de óbitos registrados durante todo o ano foi de 51. A diferença é de duas mortes apenas de um ano para o outro, o que significa que o número deve ser ultrapassado antes de completar o quarto mês do ano, se os casos continuarem nesse ritmo.
Além desses, outros 67 óbitos suspeitos estão sob investigação do Comitê Estadual de Investigação de Óbito Suspeito por Arboviroses da SES-GO. Ao todo, foram notificados 116.195 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também transmite a Zika e a Chikungunya. Desse total, 53.686 casos foram confirmados.
A incidência dos dois sorotipos da dengue em Goiás é dividida em 59,5% do sorotipo 1 e 40% do sorotipo 2, que se apresenta como o mais letal. Atualmente, 139 municípios estão em situação de emergência para arboviroses.Nesta quarta-feira (14), a prefeitura de Goiânia decretou situação de emergência em saúde pública, devido ao aumento de casos de dengue na cidade. A medida vale por 180 dias e pode facilitar o acesso da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) à ajuda disponibilizada aos estados e municípios pelo Governo Federal.