Lula critica BC por estar “há 2 anos com presidente do Bolsonaro”
Presidente voltou a atacar Campos Neto, presidente do Banco Central
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta segunda-feira (01), o Banco Central (BC) e questionou a permanência dos presidentes da instituição em meio a trocas no cargo de chefe executivo do país. Lula se mostrou insatisfeito por ter Campos Neto – presidente escolhido por Bolsonaro – como presidente do BC.
Lula disse em entrevista para a rádio Princesa, da Bahia: “Como pode o presidente da República ganhar as eleições e, depois, não poder indicar o presidente do Banco Central? Ou, se indica, ele tem uma data. Estou há dois anos com o presidente do Banco Central do Bolsonaro. Então, não é correto isso”.
“O que não dá é para o cidadão ter um mandato e ser mais importante do que o presidente da República. Isso que está equivocado”, completou Lula.
Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp
O atual presidente do BC, Roberto Campos Neto, deve permanecer no cargo até o fim deste ano. Dessa forma, Lula já articula o próximo chefe do Banco Central. O atual diretor de Política Monetária do BC, Gabriel Galípolo, é tido como favorito ao cargo.
A rixa com Campos Neto vai além das diferenças ideológicas. O petista foi crítico ferrenho da manutenção da taxa básica de juros – a Selic – a 10,5% ao ano. Além disso, o chefe do executivo disse querer um presidente “que olhe um pouco o país como ele é, não do jeito que o sistema financeiro fala”.
Leia mais:
Lava Jato: dois juízes tem processos arquivados pela CNJ
Dificuldade do PL para composição com UB passa por Wilder
Advogado explica regras eleitorais sobre carreatas e passeatas
Caiado e Zema podem fazer dobradinha em 2026