“Conquista inestimável”, diz Pellozo sobre clínica para crianças autistas
Senador Canedo é a terceira cidade do Estado a receber unidade de saúde focada na causa TEA. Compra e adaptação de prédio para receber pacientes foi viabilizada por meio de emendas parlamentares do senador Jorge Kajuru
O município de Senador Canedo deve tirar do papel a primeira clínica de saúde focada na causa autista nos próximos meses. O projeto, encabeçado pela gestão do prefeito Fernando Pellozo (UB), se tornou possível graças ao valor de R$ 3 milhões destinado pelo senador Jorge Kajuru (PSB) por meio de emendas parlamentares.
A expectativa era que ambos participassem, na manhã da última segunda-feira, 1, de uma reunião no gabinete do prefeito para tratar do assunto que promete “revolucionar a saúde municipal”. No entanto, por questões médicas, o senador não pôde comparecer à reunião que foi conduzida pelo gestor municipal.
Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp
O encontro, realizado para assinatura da ordem de serviço que garante início da etapa de adaptação e treinamentos, contou com a participação de representantes da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), empresa que será responsável pela condução da nova unidade.
Parte dos recursos destinados por Kajuru já foram empenhados para compra de um prédio onde irá funcionar a clínica. O restante, segundo a prefeitura, será aplicado para adaptação da estrutura e manutenção do seu funcionamento no decorrer do primeiro ano. A inauguração está prevista para o final de outubro.
“Não há como descrever a importância de uma clínica como essa para uma cidade com cerca de 170 habitantes”, introduziu o prefeito ao falar sobre a estrutura que começará a operar nos próximos meses. “Disponibilizar esse serviço para a população, apoiar as famílias, cumprir as ações em conjunto com a Educação, tudo isso representa uma conquista inestimável para os pacientes e para os familiares das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista [TEA]. Fico muito feliz, como prefeito e como profissional de Saúde, de estar entre os primeiros municípios do Estado a oferecer esse tipo de serviço gratuito”.
A prefeitura estima que a clínica atenderá cerca de 120 crianças por mês, com capacidade para oferecer 40 sessões para cada uma delas nesse período. “É um tratamento multidisciplinar intensivo, que vai ser estendido à família e que também vai ser feito em parceria com a Secretaria de Educação. Estamos oferecendo o que há de mais completo em atendimento e acolhimento às crianças e familiares com autismo”.
A estrutura vai atender crianças de zero a seis anos. Segundo os levantamentos realizados pelo município, estima-se que a cidade tenha aproximadamente 350 crianças com TEA. Ao comentar o foco direcionado às crianças nessa faixa etária, o superintendente Executivo da Agir, Lucas da Silva, disse que é nessa fase da vida que ocorre o que a ciência chama de neuroplasticidade.
“Essa é a fase do desenvolvimento neurológico mais efetivo. Quando se faz a intervenção precoce você consegue desenvolver as funções neurológicas de maneira mais efetiva. Não que isso não seja possível depois dos seis anos, mas nesse período podemos alcançar resultados mais satisfatórios”, disse.
Em outro trecho ele falou sobre o método aplicado para acompanhamento dos pacientes. Trata-se, segundo ele, da ciência ABA, o que há de mais moderno nos estudos sobre autistas.
“Trata-se de uma análise do comportamento aplicado. É um método científico para o desenvolvimento neurológico nessa primeira fase. Hoje, o transtorno do espectro autista traz em si uma dificuldade diagnóstica e também terapêutica. A ciência ABA é a única comprovada cientificamente no desenvolvimento da criança. Ela faz uma abordagem multidisciplinar, tendo o paciente no centro, onde ele recebe a atenção de diversos profissionais”, pontuou.
A secretária de Saúde do município, Veronica Savatin, considerou “extremamente gratificante” ver o município dar um passo como esse. “Estamos oportunizando atendimento de qualidade para a população que carece tanto”. Ela também garantiu que todas as fases burocráticas foram superadas e que não há qualquer entrave para que a clínica comece a funcionar nos próximos meses.
“Agora vamos começar, já a partir dos próximos dias, o trabalho de organização de um protocolo de referência, encaminhamentos e também de qualificação dos profissionais da Saúde e da Educação para que possamos encaminhar para a clínica as crianças que necessitem do atendimento”. E reiterou que o que resta, agora, é apenas a adequação do espaço para receber as crianças.
O presidente da Câmara Municipal da cidade, Anderson Gaúcho (UB), também esteve no encontro acompanhado de outros parlamentares. Ele agradeceu o prefeito pela parceria e disse que o Legislativo municipal seguirá atuando como aliado da gestão em tudo que trouxer benefícios à população de Senador Canedo.