MEIs terão acesso a nova linha de crédito com taxa reduzida
Presidente do Sescon-Goiás, Edson Cândido Pinto esclarece quais são os diferenciais e reforça que essa é uma possibilidade de aliviar para os empreendedores.
O governo federal lança, neste mês de julho, o Procred 360, uma nova linha de crédito com taxas de juros reduzidas e condições especiais, direcionada a Microempreendedores Individuais (MEIs) e microempresas. O objetivo é fornecer uma alternativa de crédito mais acessível, especialmente para aqueles que não foram atendidos pelo Pronampe. Para obter os recursos, os empreendedores devem solicitar o crédito diretamente nas instituições bancárias.
Edson Cândido Pinto, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Goiás (Sescon-Goiás), ressalta que a flexibilidade nos prazos de pagamento e as taxas menores são grandes vantagens do Procred 360. “Isso alivia o peso financeiro sobre os empreendedores e contribui para impulsionar a economia”, afirmou.
Os empreendedores podem pagar os empréstimos do Procred 360 em até 60 meses, com uma taxa de juros limitada a 5% mais a taxa Selic. Edson Cândido destaca que essa condição é mais favorável em comparação ao Pronampe, cuja taxa é de 6% ao ano mais Selic.
Além dos MEIs, o Procred 360 também atende empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. Conforme a superintendente do Sescon-Goiás, Sucena Hummel, as empresas podem solicitar crédito equivalente a até 30% do faturamento anual do ano anterior. Para empreendimentos liderados por mulheres, o teto do empréstimo pode chegar a 50% do faturamento, beneficiando negócios com sócias majoritárias, administradoras ou aqueles com o ‘Selo Mulher Emprega Mais’.
Apesar das condições facilitadas, Edson Cândido alerta sobre a importância do planejamento para evitar o endividamento. “O crédito oferece um alívio financeiro, mas é essencial organizar-se para garantir o pagamento futuro”, disse. Sucena Hummel reforça a necessidade de um controle financeiro adequado e do apoio de um profissional contábil para manter a saúde financeira do negócio.