Pantanal: queimadas podem ter destruído 9% do bioma
Levantamento do Mapbiomas considera os últimos cinco anos
Segundo um levantamento do Mapbiomas, as queimadas podem ter degradados cerca de 9% da vegetação do Pantanal. De acordo com o levantamento, a área degradada no bioma entre 1986 e 2021 pode variar entre 800 mil (6,8%) e 2,1 milhões de hectares (quase 19%). O estudo mostra que apesar de o bioma conviver com o fogo, existem áreas que são sensíveis aos incêndios.
Ademais, o Mapbiomas é uma iniciativa que reúne organizações não governamentais, universidades e empresas de tecnologia para monitorar o uso da terra no país. Será lançada nesta sexta-feira (5) uma plataforma sobre a degradação das áreas florestais – incluíndo é claro, o Pantanal. Os dados, mapas e códigos produzidos são disponibilizados gratuitamente.
Clique e siga a comunidade do O Hoje no WhatsApp
São consideradas áreas degradadas as regiões que não foram completamente devastadas, mas que sofrem alterações significativas da composição biológica. Entre os fatores considerados pela Mapbiomas estão o tamanho e nível de isolamento dos fragmentos florestais, a frequência das queimadas, invasão por espécies exóticas e o pisoteio por rebanhos.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Após morte de influencer Cremego alerta: medicina é com médico