Nova regra do Detran pode fazer motoristas de Goiás perderem a habilitação
Penalidade irá depender de vários fatores, como velocidade na via e reincidência em infrações similares
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) anunciou que motoristas flagrados dirigindo acima do limite de velocidade podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa. A medida visa condutores que excedem em mais de 50% o limite da via, e a suspensão do documento pode variar de dois a oito meses.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, detalhará a nova medida nesta segunda-feira (15). Segundo o delegado, o objetivo é implementar um sistema penal mais pedagógico e justo. Ajustando as punições conforme a gravidade da infração e o histórico do infrator.
A nova abordagem permitirá uma análise mais criteriosa do perfil dos motoristas infratores. Diferenciando aqueles que cometem infrações graves pela primeira vez daqueles que já possuem um histórico de reincidência. A medida busca promover um comportamento mais responsável no trânsito, reduzir o número de acidentes e salvar vidas.
“Vamos estabelecer parâmetros mais justos. Hoje, um condutor reincidente em outras infrações de trânsito tem a mesma penalidade que um condutor que comete uma só infração. Não vamos alisar a cabeça dos infratores, mas temos que diferenciar a penalidade para punir com mais rigor os infratores contumazes”, destacou o delegado.
O Detran-GO espera que a iniciativa, além de aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito, incentive os motoristas a adotarem uma postura mais responsável ao volante. A suspensão da CNH, como medida extrema, serve como um alerta para os perigos do excesso de velocidade e da irresponsabilidade no trânsito.