INSS: servidores entram em greve por tempo indeterminado
Reunião de negociação com Ministério da Gestão deve acontecer nesta terça (16)
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve, nesta terça-feira (16), por tempo indeterminado. Entre as reivindicações da categoria estão recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
A greve dos servidores foi aprovada em reunião nacional, que aconteceu no último sábado (13), convocada pela Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps). A Fenasps já havia notificado o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, a fim de informar sobre a possibilidade de paralisação.
Dessa forma, nesta terça-feira (16), foi marcada uma rodada de negociação da Fenasps com o Ministério da Gestão. O INSS tem 19 mil servidores ativos no seu quadro de funcionários.
Dessa forma, com a paralisação, processos de concessão de benefícios como aposentadoria, pensões, Benefício de Prestação Continuada (BPC), atendimento presencial e análise de recursos e revisões serão afetados. Porém, vale ressaltar que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma ‘Meu INSS’.
Ademais, os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar os meios virtuais.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
A estratégia de Geneilton, bolsonarista contra Humberto Machado
As “compensações” no imposto do pecado da reforma tributária
As regiões estratégicas para os governadoriáveis de 2026