O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

domingo, 11 de agosto de 2024
Inclusão

Justiça determina que Estado de Goiás deve fornecer professor de apoio para aluno com TDAH em Rio Verde

TJGO Define Multa de R$ 10 Mil e Reforça Necessidade de Professor de Apoio para Aluno com TDAH

Postado em 19 de julho de 2024 por Carlos Monteiro
not autismo professor 1 800x400 1
Estado de Goiás é obrigado a fornecer professor de apoio exclusivo para aluno de Rio Verde | Foto: Reprodução

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) obrigou o Estado de Goiás a fornecer um professor de apoio exclusivo para um aluno de Rio Verde. Diagnosticado com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e transtorno de aprendizagem. O TJGO confirmou a sentença do Juizado da Infância e da Juventude de Rio Verde, após o pedido feito pelo MP em novembro de 2023.

O TJGO determinou que a multa inicial para o cumprimento da obrigação seria de R$ 10 mil, alterando o valor anterior. A promotora Renata Dantas de Morais e Macedo propôs a ação para garantir o apoio necessário ao aluno. O Estado havia alegado que ele não se enquadrava na categoria de aluno da educação especial.

Após a decisão, o Estado de Goiás tentou contestar a necessidade do professor de apoio com um relatório individualizado. A promotora Renata Dantas destacou que a equipe técnica da escola havia elaborado um Plano Educacional Especializado e Individual (PEEI). Esse plano mostrava que a falta do professor impedia o aluno de realizar as atividades propostas.

Veja também