Polícia e MPGO desmantelam rede de golpes online em Goiás
As apurações revelaram que um dos suspeitos movimentou mais de R$ 3 milhões nos últimos anos
O Ministério Público de Goiás (MPGO), através do CyberGaeco e com o apoio da Polícia Militar de Goiás, lançou hoje (24/7) a Operação Darkholme. A operação resultou no cumprimento de seis mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.
A investigação, iniciada pelo Gaeco do Ministério Público de São Paulo, núcleo Bauru, tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa cibernética que operava a partir de Goiás. O grupo aplica golpes em vítimas em todo o Brasil através do aplicativo WhatsApp.
As apurações revelaram que um dos suspeitos movimentou mais de R$ 3 milhões nos últimos anos. Além disso, um dos dispositivos utilizados pelos criminosos operou com 67 chips de DDD distintos em menos de 40 dias.
Durante a operação, as autoridades encontraram milhares de fotografias de alvos, preferencialmente advogados e médicos, além de contatos de seus familiares. A ação mobilizou 50 agentes, incluindo promotores de Justiça, policiais militares e servidores do MPGO. Com o apoio da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI) do MPGO.
O CyberGaeco alerta a população sobre os riscos associados às mídias sociais e aos contatos feitos por números desconhecidos, mesmo que aparentem ser de pessoas conhecidas.