Autódromo Ayrton Senna, 50 anos acelerando o coração dos fãs de corridas
Thais Teixeira O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, completa 50 anos de existência neste final de semana. Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo impulsionou o esporte a motor na cidade e no estado de uma forma geral, fazendo o coração dos fãs desta modalidade de esporte bater mais rápido. Nesse meio […]
Thais Teixeira
O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna, completa 50 anos de existência neste final de semana. Inaugurado em 28 de julho de 1974, o Autódromo impulsionou o esporte a motor na cidade e no estado de uma forma geral, fazendo o coração dos fãs desta modalidade de esporte bater mais rápido.
Nesse meio século de existência o local já foi palco de competições brasileiras e internacionais importantíssimas, chegando a ser sede do Mundial de Motovelocidade por três anos seguidos em 1987, 1988 e 1989. A praça abriga o automobilismo e motociclismo, além disso esportes como ciclismo e maratona também são realizados no local. “O autódromo é a praça multiuso de esportes mais usada do estado de Goiás”, contou Roberto Boettcher.
“Goiânia ficou conhecida mundialmente, o mundial de motos foi transmitido para mais de cento e cinquenta países transmitidos. E pra aquela época que a gente não tinha o que tem hoje de divulgação, foram vendidos na época foram trinta e oito mil ingressos”, expôs Roberto.
Roberto Boettcher, ex-piloto de motovelocidade e primeiro piloto brasileiro a disputar o mundial de motocross, é o atual gerente do autódromo de Goiânia, Boettcher explicou que o local possui características únicas. “O traçado do autódromo de Goiânia é um traçado que faz todo mundo gostar de correr aqui. A pista tem a maior reta do Brasil, ao todo são 1.000 metros, isso fascina todo piloto pela velocidade que desenvolve”, pontuou.
Outro fator sobre o autódromo explicado pelo gerente, são as áreas de escape com caixas de britas. Roberto explicitou que essas são áreas que quando se erra a pista, as caixas têm finalidade para o piloto bater em alguma coisa. “Essa caixa de brita foi colocada em 2020 para ter segurança, segurar o carro, segurar a moto pra não deixar ele bater, dá uma proteção maior e isso gera confiabilidade com as equipe”, falou o gerente
Boettcher relatou que corredores de campeonatos como Stock, Porsche, Endurance, Truck, campeonatos de moto estadual e brasileiro correm mais de uma vez em Goiânia pela estrutura proporcionada. “Todos querem correr aqui, não correm mais porque a gente não tem data”.
O Presidente da Federação Goiana de Automobilismo(Faugo), Sérgio Crispim, declarou que o autódromo de Goiânia é um marco a nível local e nacional. “E Goiânia passou a capitanear o automobilismo e tem na sua história aí diversos campeões nacionais e mundiais, tanto do automobilismo quanto do motociclismo e isso graças ao nosso autódromo que sempre levou muito público, sempre atraiu a atenção do goiano e é uma espécie de xodó mesmo do povo porque é uma praça bonita muito bem utilizada”
CORRELATA
Stock Car é destaque na comemoração de meio século
João Pedro Souza, é piloto da Fórmula 4 brasileira, competição que vai ser sediada em Goiânia sábado e domingo com 3 corridas. Sobre a preparação, João explicou que os treinos ocorreram Quarta, Quinta e Sexta, com a classificação na sexta. O esportista também explicou que a competição acontece durante todo o ano com oito etapas pela América do Sul.
O jovem corredor elogiou a estrutura do autódromo. “O autódromo é muito bom, um traçado único aqui no Brasil, muito rápido, com curvas bem rápidas e enfim, bem diferente, e é sempre bom ter mais um autódromo com uma boa estrutura, pra gente aprender cada vez mais e ser cada vez mais pilotos completos que conseguem se adaptar a vários de tipos pista”, declarou João Pedro.
Marisa Paiva, estudante de jornalismo na Universidade Federal de Goiás(UFG), pontuou que o autódromo tem uma importância fundamental para a prática de esporte a motor e para a prática do esporte, já que ele recebe categorias importantes como a Stock Car, Fórmula 4, Império Endurance e Porsche. “Eu acho que é fundamental ter essa categorias correndo na nossa cidade porque é uma forma fomentar o esporte e também atrair mais fãs por exemplo e o autódromo também é um espaço que as pessoas podem estar treinando pilotos locais então eu acredito que é fundamental”.
A estudante declarou que os investimentos na pista são importantes para manter a qualidade do local e que a pista de Goiânia é uma das melhores do Brasil ” Ao meu ver é um dos melhores autódromos do Brasil atrás de Interlagos que é o Templo do Automobilismo Brasileiro”
Sobre as experiências vividas no local, Marisa contou que a cada ida a paixão aumenta, ela também relatou uma das experiências vividas. “A experiência mais marcante que eu tive no autódromo de Goiânia foi no Girls Like Racing, a ação da Ipiranga que incentiva mulheres a irem pro autódromo, no ano passado”.
“Eu tive a oportunidade de dar uma volta rápida no autódromo com o César Ramos, piloto que eu admiro bastante”, relatou a fã de esporte a motor.
Outro momento marcante vivido por Marisa foi o credenciamento como imprensa para cobrir uma corrida. “Foi algo muito marcante, foi praticamente a realização de um sonho, porque foi o maior propósito da minha escolha no jornalismo”
O presidente da Faugo proclamou aos entusiastas, pilotos e todos que amam automobilismo que cada vez mais uma mensagem de grande otimismo se forma isso porque cada vez mais modalidades estão nascendo e sendo trazidas de fora do país para cá. “Estamos aqui com grandes perspectivas de termos outras modalidades mundiais aqui na nossa pista. E com certeza o público de Goiás vai assistir muita festa, muita coisa nos próximos anos”.
Para comemorar os 50 anos do autódromo vários eventos no circuito vão ser realizados eventos no circuito. A atração principal é a 6ª etapa da Stock Car, um fato importante a ser ressaltado é que, segundo o site da Stock Car, Goiânia já sediou 80 provas da Stock Car Pro,sendo o segundo maior número do Brasil, e ficando atrás apenas do Gp de interlagos localizado em São Paulo. (Especial para O Hoje)