Mendanha apresenta case “Cidade Inteligente” em seminário no Rio de Janeiro
O evento reuniu especialistas para discutir avanços tecnológicos e sustentáveis em áreas urbanas
No Seminário Nacional sobre Cidades Sustentáveis, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia no Rio de Janeiro, o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB), apresentou o case do projeto “Cidade Inteligente” implementado durante sua gestão. O evento aconteceu nesta quarta-feira (31), e reuniu especialistas para discutir avanços tecnológicos e sustentáveis em áreas urbanas.
Mendanha compartilhou detalhes do projeto, que incluiu a criação de um data center para armazenamento de dados e a instalação de mais de 3 mil câmeras de videomonitoramento em prédios públicos, como unidades de saúde e educação. Destas, 600 fazem parte do Programa Olhos de Águia, que integra as imagens em uma Central de Inteligência Tecnológica, permitindo a análise de faces, placas de veículos e movimentos. Para viabilizar o sistema, foram instalados mais de 700 quilômetros de fibra óptica na cidade.
Na área da educação, Mendanha destacou a introdução da robótica nas escolas, com a Escola Municipal Francisco Rafael servindo como projeto piloto. A iniciativa, lançada em meio à pandemia de Covid-19, ajudou a monitorar dados essenciais para a criação de estratégias de enfrentamento.
Projeto
Mendanha se inspirou na ideia da “Cidade Inteligente” durante uma viagem a Barcelona em 2009, quando era presidente da Câmara Municipal de Vereadores e acompanhava o então prefeito Maguito Vilela. Após assumir a prefeitura, ele colocou o projeto como prioridade, investindo R$ 70 milhões de recursos próprios. O sucesso da iniciativa contribuiu para sua reeleição com 98,8% dos votos.
“Planejamento e estruturação foram cruciais. O investimento resultou em uma cidade mais segura, com melhorias na saúde e educação. Espero que novas mentes na gestão valorizem a tecnologia para continuarmos a beneficiar a vida do povo. Mendanha afirmou que o projeto resgatou o orgulho dos cidadãos de Aparecida.
Após o seminário, o ex-prefeito retornou a Aparecida para apoiar o pré-candidato Leandro Vilela. Que pretende incluir princípios tecnológicos e sustentáveis em seu programa de governo.