O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 23 de novembro de 2024
Olimpíadas

E. Coli: conheça a bactéria que fez atleta e delegação belga desistir do triatlo misto

Claire Michel foi hospitalizada após nadar no rio Sena; especialista aponta riscos de infecções em contato com a água

Postado em 6 de agosto de 2024 por Vitória Bronzati
Claire Michel foi hospitalizada após contrair uma infecção por Escherichia coli (E. coli), bactéria presente no Rio Sena, em Paris
Michel adoeceu quatro dias antes e precisou de atendimento médico pouco depois de nadar no Sena, na quarta-feira (31) | Foto: Miriam Jeske/COB

Uma infecção pela bactéria Escherichia coli (E. coli) obrigou a triatleta belga Claire Michel a desistir da prova de triatlo misto que aconteceu na última segunda-feira (5). Michel, doente há quatro dias, foi hospitalizada logo após competir na prova individual de triatlo, na quarta-feira (31), que envolveu natação no rio Sena.

A Escherichia coli, mais conhecida como E. coli, é um grupo de bactérias que compõe a microbiota intestinal humana, desempenhando papel importante na digestão. No entanto, a transmissão fecal-oral pode levar a infecções do sistema digestivo e urinário. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% dos infectados podem desenvolver complicações graves, como insuficiência renal aguda e anemia.

Os principais sintomas de uma infecção por E. coli incluem diarreia, dor abdominal, cólica, febre e vômitos. Em infecções urinárias, os sinais são necessidade frequente de urinar, ardor e dor na bexiga. A contaminação ocorre geralmente por ingestão de alimentos ou água contaminados e contato com animais infectados.

A polêmica sobre a qualidade da água do rio Sena foi reavivada com o caso de Claire Michel. Antes das competições, a Sociedade Francesa de Infectologia alertou sobre os riscos de contrair doenças devido ao contato com a água do rio, mencionando a leptospirose como uma preocupação maior. Especialistas explicam que, embora seja improvável que os atletas sofram intoxicações imediatas pela água do Sena, os sintomas podem se manifestar após alguns dias.

Imagens de atletas vomitando após a prova de triatlo também levantaram questões sobre a qualidade da água. Paris havia investido milhões na despoluição do Sena, prometendo provas seguras no rio, um marco da cidade. Desde 1923, a natação no Sena era proibida devido à poluição, e os treinos e provas recentes foram adiados várias vezes por causa da baixa qualidade da água.

Após a prova de triatlo, que inclui 500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida, diversos atletas passaram mal. Apesar da relação aparente entre a contaminação do Sena e os sintomas observados, especialistas afirmam que é difícil que uma intoxicação evolua tão rapidamente, causando vômitos quase imediatos.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também