Maria Clara é derrotada por chinesa e fica longe da medalha nas Olimpíadas
Maria Clara Pacheco enfrentou um grande desafio nas Olimpíadas de Paris 2024 ao encarar a chinesa Luo Zongshi, atual número 1 do mundo na categoria até 57kg
Maria Clara Pacheco enfrentou um grande desafio nas Olimpíadas de Paris 2024 ao encarar a chinesa Luo Zongshi, atual número 1 do mundo na categoria até 57kg de taekwondo. Em uma disputa acirrada nesta quinta-feira, no Grand Palais, a brasileira foi derrotada nas quartas de final por 2 rounds a 1, com parciais de 1/0, 2/3 e 0/6, após começar vencendo.
Com essa derrota, Maria Clara viu suas chances de conquistar uma medalha se reduzirem drasticamente. Para seguir na competição e disputar a repescagem pelo bronze, ela dependia da chegada de Luo Zongshi à final. No entanto, a chinesa foi superada na semifinal pela coreana Kim Yujin, também por 2 rounds a 1 (7/0, 1/7 e 10/3), o que eliminou qualquer possibilidade de medalha para a brasileira.
No confronto contra Luo, Maria Clara abriu vantagem no primeiro round graças a uma penalidade aplicada à adversária nos primeiros segundos da luta. Apesar de um susto com um chute revisado da chinesa, a brasileira manteve a liderança e venceu por 1 a 0. No segundo round, porém, Luo voltou com uma postura mais ofensiva, conseguindo marcar três pontos com um chute no tronco. Maria Clara ainda reagiu, mas perdeu por 3 a 2. No terceiro e decisivo round, o equilíbrio inicial deu lugar ao domínio da chinesa, que acertou dois golpes na cabeça da brasileira, fechando o placar em 6 a 0 e garantindo a virada.
Antes desse confronto, Maria Clara havia estreado nas oitavas de final com uma vitória convincente sobre a australiana Stacey Hymer, vencendo por 2 rounds a 0.
Netinho em Busca do Bronze
No masculino, Edival Pontes, conhecido como Netinho, ainda tem chances de garantir uma medalha de bronze para o Brasil. Após ser derrotado pelo jordaniano Zaid Kareem nas oitavas de final da categoria até 68kg. Netinho foi para a repescagem graças à chegada de Kareem à final, após vencer o britânico Bradly Sinden, atual campeão mundial e vice olímpico, por 2 rounds a 1 (1/2, 4/2 e 10/2).
Agora, duas lutas separam Edival Pontes da medalha de bronze. Primeiro, ele enfrentará o turco Hakan Recber, que o eliminou nas oitavas de Tóquio 2020, em um duelo marcado para as 14h53 (horário de Brasília). Se vencer, terá pela frente o britânico Sinden na disputa pelo bronze. Netinho foi vice-campeão mundial em 2022, competindo na categoria até 74kg.
O taekwondo brasileiro já possui duas medalhas de bronze em sua história olímpica: Natália Falavigna na categoria -67kg em Pequim 2008 e Maicon Siqueira na categoria +80kg no Rio 2016. Agora, Edival Pontes busca adicionar mais uma à coleção do Brasil.