O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sábado, 10 de agosto de 2024
FUTEBOL MASCULINO

Em final emocionante, Espanha vence a França de virada e conquista o ouro

Depois de bater na trave em Tóquio, os espanhóis conseguiram a vitória na prorrogação e levaram o título olímpico para casa pela segunda vez na história

Postado em 9 de agosto de 2024 por Davih Lacerda
espanha
A Fúria já havia conquistado o ouro em casa, nos Jogos de Barcelona 1992 | Foto: Reprodução/Instagram

A Espanha venceu a França por 5 a 3, em um jogo emocionante e conquistou o a medalha de ouro na final do futebol masculino dos Jogos Olímpicos, nesta sexta-feira (9), no Parque dos Príncipes, em Paris. Os franceses saíram na frente, mas tomaram a virada dos espanhóis e já na reta final, os anfitriões buscaram o empate. Na prorrogação, a ‘Fúria’ se sobressaiu e venceu a decisão.

Primeiro tempo

Desde o início da primeira etapa, a França pressionou com intensidade, e conseguiu abrir o placar aos 11 minutos, aproveitando uma falha bizarra do goleiro espanhol, Arnau Tenas. O atacante francês, Millot fez um chute aparentemente inofensivo de dentro da área, mas o arqueiro acabou desviando a bola para dentro de sua própria rede.

Logo na sequência, a Espanha foi assumindo o controle do jogo e empatou aos 18 minutos em uma bela jogada pelo lado direito, Álex Baena encontrou Fermín livre na área, e o atacante marcou o gol de empate. No minuto 25, veio a virada espanhola. Juan Miranda cruzou pela esquerda, Abel Ruíz finalizou, Restes fez a defesa, mas o rebote caiu nos pés de Fermín López que marcou o gol da virada.

O brasileiro Ramon Abatti, árbitro da decisão, foi alvo de muitas críticas por parte da torcida francesa. Depois de não marcar uma falta em Mateta, a poucos passos da grande área, e aos 28 minutos, o juiz apitou uma infração semelhante a favor da Espanha. Na cobrança, Álex Baena executou com maestria, deixando Restes imóvel e marcando o terceiro gol para a Espanha.

Segundo tempo

Sem fazer substituições no intervalo, Thierry Henry não esperou muito e, aos 6 minutos, colocou Akliouche e Kalimuendo nos lugares de Chotard e Lacazette, respectivamente. Na segunda etapa, a pressão constante da França, impediu a Espanha de manter a posse de bola, finalmente deu resultado aos 33 minutos.

Em uma falta cobrada por Olise pela direita, a bola desviou em Akliouche e Juan Miranda antes de balançar as redes. O Parque dos Príncipes explodiu em comemorações. Os anfitriões continuavam a levar perigo nas bolas levantadas na área, até que, em uma delas, Juan Miranda cometeu pênalti ao segurar Kalimuendo aos 46 minutos. O VAR chamou Ramon Abatti para revisar o lance, e o árbitro confirmou a infração.

O atacante Mateta cobrou e estufou as redes no início dos acréscimos, empatando o jogo. Ainda houve tempo para Beñat Turrientes acertar o travessão, quase marcando o quarto gol para a Espanha.

Prorrogação

Os 15 minutos iniciais da prorrogação, tiveram chances dos dois lados, com ambas as equipes buscando o ataque. A Espanha levou a melhor, marcando o quarto gol aos 10 minutos, após uma bela assistência de Sergio Gómez, que deixou Camello em ótima posição para encobrir Restes com um toque sutil.

No segundo tempo da prorrogação, a França, já exausta, tentou encontrar forças, mas não conseguiu marcar. Camello então deu o golpe final aos 16 minutos, aproveitando uma assistência espetacular de Tenas na reposição, que se redimiu da falha no primeiro gol. Placar final: 5 a 3, e a medalha de ouro vai para a Espanha pela segunda vez.

espanha
Espanhóis comemoram o gol que garantiu o título olímpico | Foto: Reprodução/Instagram

Consagração espanhola

Após ser derrotada pelo Brasil na final dos Jogos de Tóquio, a Espanha conquistou sua segunda medalha de ouro olímpica no futebol masculino. O país, que havia vencido pela primeira vez em Barcelona, em 1992, agora acumula dois ouros e três pratas (1920, 2000 e 2021). Este triunfo reafirma o bom momento do futebol espanhol, que também comemorou recentemente a vitória na Eurocopa, no mês passado.

Decepção francesa

A França, que também almejava seu segundo título olímpico no futebol masculino após conquistar o ouro em 1984, acabou com sua segunda medalha de prata – a primeira foi em 1900. No entanto, fica o amargo sabor de perder a chance de conquistar o título em casa, no Parc des Princes, após uma excelente campanha sob o comando de Thierry Henry, um ídolo nacional.

Siga o canal do O Hoje no WhatsApp

Veja também