O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

terça-feira, 13 de agosto de 2024
Eleições 2024

Apoio evangélico disperso em Aparecida

Tanto Leandro Vilela quanto Professor Alcides ganham força com apoio de diferentes igrejas pela corrida eleitoral pelo voto aparecidense

Postado em 13 de agosto de 2024 por Yago Sales
Leandro durante encontro com Abigail Filho, vice-presidente da Assembleia de Deus Ministério Fama. Foto: Reprodução

Yago Sales

 

Qualquer um sabe: o voto evangélico pode ser definidor de um pleito, sobretudo municipal, quando, líderes do segmento, adotam nomes ao pleito. Não é diferente em Aparecida, cuja população é de meio milhão, que, em outubro, vai escolher o prefeito para os próximos quatro anos. 

Na corrida, ao menos dois candidatos correm atrás de apoio de pastores – sendo que já conseguiram parte do apoio dos representantes das denominações: Leandro Vilela (MDB) e Professor Alcides (PL). Terceiro nome mais competitivo, o vereador Willian Panda (PSB), mais ligado à esquerda, não se atém ao apoio dos religiosos. Não que os ignore, mas não os procura, de maneira prioritária. 

O cientista político Pedro Mundim fala que é difícil comparar os interesses de cada cidade em relação às estratégias de os políticos sinalizam ao segmento evangélico. Mas cita o interesse que eles têm de “ocupar esse espaço de poder, justamente para poder influenciar na agenda política”. “Então teve esse movimento também. Então não é só estratégia de um candidato que está buscando apoio de um determinado grupo específico, porque esses grupos também começaram a ser mais ativos, não apenas um polo passivo em que cada eleição é acionada pela classe política”, acrescenta o cientista. 

No sábado, o deputado federal Professor Alcides, por exemplo, em reunião com pastores e pastoras, citou “pedradas e fake news” e afirmou que “ficamos tranquilos, pois sabemos que estamos no caminho do Senhor, sendo abençoados por Ele”. 

“Vamos chegar ao topo da montanha, que é a prefeitura, com fé e determinação”, destacou para cerca de 500 líderes evangélicos em uma ambiente no Maison D’Lu, no Jardim Maria Inês. Ele citou versículos bíblicos antes de afirmar: “o orgulho do homem o humilha, mas o espírito humilde obtém honra”.

No encontro, um dos líderes mais interessados na vitória do Professor: o ex-deputado federal Fábio Sousa, que é o seu suplente. Sousa é pastor da Igreja Apostólica Fonte da Vida. 

Professor conta com apoio, na articulação com evangélicos, da vereadora Valéria Pettersen. Dissidente do MDB), ela embarcou ao lado de Vilmar Mariano. O nome do Professor também tem o apoio do pastor José Messias, presidente do Campo das Missões, e do pastor Carlos Lopes, da Igreja Universal. Outro a apoiá-lo é o bispo Sérgio Guerra, da Igreja Mundial. Ainda o pastor Carlos Fernandes, da Igreja Batista.

Na mesma direção, o candidato da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), Leandro Vilela (MDB), tem o apoio de outro membro ligado à igreja. Um pesado pesado, inclusive: o ex-prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha (MDB). 

Há uma semana, Leandro Vilela (MDB) recebeu as bençãos e o apoio do pastor e presidente Neuton Pereira Abreu do campus de Pedro Ludovico. A reunião contou com a presença do candidato a vice-prefeito, João Campos (Podemos). Campos também é evangélico que tem influência em diversas denominações.  

Além do pastor Neuto, Leandro obteve, semanas atrás, apoio do vice-presidente do Ministério Fama, Abigail Filho. “O apoio do pastor Abigail Filho e da pastora Wilma Almeida, juntamente com a Assembleia de Deus Ministério Fama, fortalece nosso projeto de continuidade do trabalho realizado por Maguito e Gustavo, visando melhorar a qualidade de vida da população”, declarou Leandro Vilela à época. (Especial para O Hoje)

Veja também