Morre Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor geral da Globo
O executivo morreu na noite desta terça-feira (13) em São Paulo aos 84 anos
Octávio Frioli Florisbal, renomado executivo e ex-diretor-geral da Rede Globo, faleceu na noite desta terça-feira (13) em São Paulo, aos 84 anos. Formado em Comunicação e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e com diversos cursos de especialização em Nova York, Florisbal construiu uma carreira notável ao longo de mais de 30 anos na emissora.
Nascido em São Paulo no dia 20 de maio de 1940, Florisbal era filho do avicultor Elegardo Florisbal e da dona de casa Josephina Frioli Florisbal. Aos 15 anos, mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar no Colégio Pedro II e, posteriormente, no Colégio Naval, em Angra dos Reis. Antes de ingressar na Globo, trabalhou em agências de publicidade renomadas, como J. Walter Thompson, Norton Publicidade e Lintas Internacional.
Carreira na Globo
Em 1982, a Globo contratou Florisbal para estruturar o departamento de marketing, com a principal missão de criar um canal de comunicação eficaz entre a área comercial e os setores de programação, criação, produção e jornalismo. Durante os oito anos em que gerenciou a Central Globo de Marketing, Florisbal profissionalizou a comercialização de espaços publicitários.
Durante a crise econômica de 1991, foi convidado pelos acionistas da emissora para assumir o cargo de superintendente comercial. Em 2002, Florisbal assumiu interinamente o cargo de diretor-geral da Rede Globo após o afastamento de Marluce Dias, sendo efetivado no cargo em 2004, onde permaneceu até dezembro de 2012. Após deixar a diretoria, integrou o Conselho de Administração das Organizações Globo até 2017.
Reconhecimentos e legado
No ano de 2009, Florisbal recebeu o prêmio de Personalidade do Ano da Associação Brasileira de Propaganda. Em reconhecimento à sua dedicação, inovação e competência na área de comunicação. Em entrevista ao Memória Globo, destacou a importância de sempre olhar para frente e se adaptar aos novos tempos.
Na última década, já viúvo, dedicou-se ao Instituto Helena Florisbal, fundado em homenagem à sua esposa. Promovendo assistência social gratuita a crianças em situação de vulnerabilidade, com foco em deficiências físicas e mentais.
Octávio Florisbal deixa um legado significativo no setor de comunicação e publicidade. Sendo lembrado por sua contribuição para a Globo e para o desenvolvimento da mídia no Brasil.