O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

quinta-feira, 15 de agosto de 2024
"Falso Familiar"

Polícia desmantela quadrilha especializada em golpe do “Novo Número” em Goiás

A quadrilha, com base em Goiás, aplicou o golpe em pelo menos nove pessoas no Rio Grande do Sul, causando um prejuízo superior a R$ 100 mil

Postado em 15 de agosto de 2024 por Rauena Zerra
Ao todo, 4 mandados de prisão e 5 busca e apreensão foram cumpridos em desfavor da quadrilha em Goiás (Imagem: Divulgação/PC-GO)

Uma ação conjunta das polícias civis de Goiás e do Rio Grande do Sul resultou na desarticulação de uma quadrilha especializada em fraudes eletrônicas nesta quinta-feira (15). A operação “Daemon” cumpriu mandados quatro de prisão e cinco busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo.

Os criminosos utilizavam o golpe do “Novo Número” ou “Falso Familiar” para enganar suas vítimas. Eles criavam perfis falsos em aplicativos de mensagens, copiando nome, foto e status de pessoas conhecidas, e entravam em contato com familiares solicitando dinheiro emprestado sob a alegação de ter trocado de número.

Leia mais: Idosa de 76 anos integrava quadrilha que falsificava documentos para sacar aposentadoria

A quadrilha, com base em Goiás, aplicou o golpe em pelo menos nove pessoas na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, causando um prejuízo superior a R$ 100 mil. As vítimas, acreditando estar se comunicando com seus familiares, transferiam valores para as contas bancárias dos criminosos.

Se condenados, os suspeitos podem enfrentar até 11 anos de reclusão pelos crimes de fraude eletrônica (Art. 171, § 2º-A, CP) e associação criminosa (Art. 288, CP) . Segundo a Polícia Civil, os investigados já possuíam registros criminais por roubo, tráfico de drogas e estelionato, foram presos em suas residências.

Veja também