O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 16 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Eleições

TCU entrega lista de 9,7 mil pessoas com contas irregulares ao TSE

Candidatos com irregularidades nas contas poderão ser impedidos de concorrer nas eleições municipais de outubro

Postado em 15 de agosto de 2024 por Vitória Bronzati
TSE recebe lista de 9,7 mil pessoas com contas irregulares
A irregularidade é uma das causas de inelegibilidade e pode barrar candiidatos ao pleito | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu, nesta quinta-feira (15), uma lista com os nomes de 9,7 mil pessoas que tiveram contas julgadas como irregulares nos últimos oito anos. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, entregou o documento, que servirá como base para que os juízes eleitorais analisem a elegibilidade dos candidatos às eleições municipais que acontecem em outubro.

Os indivíduos mencionados na lista são, em sua maioria, agentes públicos que tiveram suas contas de gestão rejeitadas pelo tribunal. As irregularidades identificadas incluem a não prestação de contas, a prática de atos lesivos ao erário e o desvio de recursos públicos. Essas infrações podem levar à inelegibilidade, conforme previsto na Lei Complementar nº 64/1990, conhecida como Lei de Inelegibilidade.

Segundo a legislação, não podem se candidatar aqueles que, no exercício de cargos ou funções públicas, tiveram as contas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, desde que a decisão seja irrecorrível.

O primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro, com o segundo turno, onde necessário, previsto para o dia 27 de outubro, em municípios com mais de 200 mil eleitores e onde nenhum candidato atingir a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno.

Com informação da Agência Brasil

Veja também