O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

segunda-feira, 19 de agosto de 2024
PublicidadePublicidade
Concurso

Gabarito CNU: saiba quando respostas oficiais das provas serão divulgadas

O concurso é o maior já realizado no Brasil e oferta 6.640 vagas em 21 órgãos federais

Postado em 19 de agosto de 2024 por Luana Carvalho
CNU
Apesar de 2,14 milhões de inscritos, apenas 1 milhão compareceu aos locais de prova. | Foto: Reprodução

No último domingo (18), o Concurso Nacional Unificado (CNU) foi realizado simultaneamente em todo o Brasil. Com o objetivo de combater fraudes, o exame contou com 36 versões diferentes das provas. Além disso, nesta terça-feira (20), o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicará os gabaritos preliminares oficiais no seu site.

Na noite de domingo, o portal do MGI disponibilizou os cadernos de questões. Os participantes também podem acessar as provas na página da Cesgranrio dedicada ao CNU, mediante login. Portanto os participantes podem consultar as questões dos oito blocos de conhecimento.

Embora houvesse 2,14 milhões de inscritos, apenas 1 milhão compareceu aos locais de prova, conforme o balanço preliminar divulgado pela ministra Esther Dweck, do MGI. Na ocasião, o estado do Ceará apresentou a maior taxa de abstenção, enquanto o Distrito Federal teve a menor. A ministra destacou que, mesmo que o índice de ausência seja de cerca de 50%, ele está dentro da expectativa para concursos de grande porte. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho e quantidade de pessoas. A média histórica é em torno de 40%, chegando a 50% em concursos maiores”, explicou Dweck.

CNU resultado final

O CNU se destaca como o maior concurso já realizado no Brasil, oferecendo 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Adicionalmente, aplicaram a prova em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. Além das vagas imediatas, o concurso criou um banco de candidatos com mais de 13 mil classificados, que poderão ser convocados para vagas temporárias, se necessário.

Publicarão o resultado final em 21 de novembro, e iniciarão as convocações para posse e cursos de formação dos aprovados em janeiro de 2025.

Veja também