Goiás entra em alerta vermelho por baixa umidade do ar
O alerta foi emitido na terça-feira (20), e o índice ficou abaixo de 12%
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho, sobre um grande perigo de baixa umidade do ar na região central do país. O alerta foi emitido na terça-feira (20), e o índice ficou abaixo de 12%.
Nessa situação, há um grande risco de incêndios florestais, e também é perigo para a saúde humana. Podendo causar ressecamento das vias respiratórias, ardor nos olhos, dores de cabeça e doenças pulmonares. O alerta é válido apenas na terça-feira, mas a tendência é que se mantenha nos próximos dias.
As áreas onde a baixa umidade atinge são: centro, sul e leste de Goiás; centro-sul e nordeste de Mato Grosso; leste e centro-norte de Mato Grosso do Sul; Triângulo Mineiro; Distrito Federal; e a região norte de São Paulo, nas cidades de São José do Rio Preto, Araçatuba, Ribeirão Preto.
Os orgãos de saúde passaram algumas recomendações para se seguir durante esse clima. Como beber bastante água, evitar atividades físicas e exposições no sol nas horas mais quentes, evitar bebidas diuréticas (álcool e café), e usar bastante hidratante de pele.