O Hoje, O melhor conteúdo online e impresso - Skip to main content

sexta-feira, 23 de agosto de 2024
100% entregue

“BRT será 100% entregue em 31 de agosto”, diz secretário de Mobilidade

Estação BRT Norte-Sul contará com cinco linhas que cruzarão a cidade de ponta a ponta

Postado em 22 de agosto de 2024 por João Victor Reynol de Andrade
Divulgação/SGG-GO

A obra do BRT Norte-Sul será entregue em sua totalidade no dia 31 de agosto, diz o secretário municipal de Mobilidade, Marcelo Torrubia, em entrevista ao jornal O HOJE. Segundo o titular da pasta, serão cinco linhas que cruzarão a cidade de ponta a ponta com cinco terminais de início e parada, sendo eles: Terminal Veiga Jardim ao Terminal Paulo Garcia; Terminal Veiga Jardim ao Terminal Paulo Garcia – Semi-expresso; Parque Atheneu ao Terminal Paulo Garcia; Terminal Recanto dos Bosques ao Terminal Praça Cívica, Terminal Recanto dos Bosques ao Terminal Paulo Garcia. Também, no centro da Capital fará interseção com o Eixo Anhanguera. “Obra será 100% entregue para a população”, afirma.

Além dos terminais, a obra também contará com 31 estações exclusivas do BRT Norte-Sul que contarão com WiFi gratuito, totens de informação, informação de tarifa e cobrança e portas automáticas. Segundo Marcelo, o padrão destes pontos é comparável às estações de metrô. Além destas melhorias, diz que serão monitoradas por vídeo com reconhecimento facial por uma empresa de segurança privada contratada pela Prefeitura.  

Entre a frota disponível para a população pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) serão 60 veículos nas faixas exclusivas sendo 10 coletivos elétricos do modelo Super Padron e 50 movidos a biocombustão. sobre a capacidade dos ônibus o elétrico comporta 94 passageiros, sendo 40 sentados e 54, em pé. Os veículos a diesel, por outro lado, comportam até 103 pessoas, com 38 assentos disponíveis. Além disso, Marcelo destaca que estes veículos estão equipados com tecnologia de ponta. “Todos os ônibus são novos, tecnológicos com carregadores para celular, internet sem fio, ar condicionado. É um novo modelo de transporte para a cidade”.

Além dessas melhorias, foi apontado, pela prefeitura, que também é um compromisso com o meio ambiente. Segundo a pasta, os transportes por biocombustíveis possuem tecnologia Euro 6 que promete redução de 80% nas partículas poluentes se comparado a tecnologia Euro 3 dos veículos usados anteriormente. Enquanto isso, os transportes elétricos não emitem essas partículas poluentes pela falta da combustão além de serem veículos silenciosos, o que pode diminuir a poluição sonora nos bairros em que o BRT transita.

120 mil passageiros

É estimado pela pasta que entre 100 mil a 120 mil pessoas usem as linhas exclusivas todos os dias quando estiverem operando dentro da normalidade. Sobre isso, Marcelo espera que essas pessoas possam contar mais com o transporte coletivo e deixar os carros nas casas. A meta da pasta com isso, de acordo com ele, será um desafogamento do trânsito de Goiânia e Região Metropolitana. 

A sinalização e fiscalização dessas vias também tem sido uma preocupação da pasta com a chegada da inauguração. inclusive conta que devido ao tempo que a obra ficou sem tráfego alguns motoristas da Região Norte de Goiânia usavam a faixa como espaço de estacionamento de veículos. “As nossas equipes já estão de ponta a ponta fiscalizando e educando a população”. Enquanto isso, pontua que as equipes da SMM finalizam a sinalização das vias como na Avenida Goiás para fazer a divisão 

Nestes últimos quatro anos foi feito cerca de 60% das obras, segundo a prefeitura, com uma contrapartida de R$ 70 milhões para que seja entregue em 2024. Além deste investimento, Marcelo pontuou como a SMM faz um financiamento mensal de R$ 20 milhões no transporte coletivo, cerca de 40% do financiamento com o Estado de Goiás, para não sofrer um aumento das tarifas.

Veja também