Após pedido de deputado goiano, TCU define relator para investigar ida de Bolsonaro aos EUA
Segundo Elias Vaz, ex-presidente gastou dinheiro público em uma viagem que não teve fins públicos
Deputado federal goiano, Elias Vaz (PSB) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos e cobrou a devolução do recurso. O TCU, por sua vez, definiu o ministro Walton Alencar como relator da demanda.
Bolsonaro viajou antes da posse de Lula (PT) para não passar a faixa presidencial. Segundo Elias, ele gastou dinheiro público em uma viagem que não teve fins públicos para a Flórida menos de 48 antes do fim do mandato. Walton é quem decidirá se a investigação prossegue ou se o caso será arquivado.
“Alguns dizem que foi uma fuga, outros que foi passeio. Para nós não importa a motivação particular, importa o uso irregular do dinheiro dos contribuintes sem apresentação de qualquer justificativa de interesse público que justifique essa viagem que é sabidamente caríssima, envolvendo estrutura dispendiosa”, disse Elias.
Ainda segundo o deputado, não há interesse público na viagem do então presidente, que utilizou avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e ainda incluiu gastos com taxas aeroportuárias, comidas e bebidas dentro do avião, equipes de apoio e segurança (staff), diárias, hospedagens, transporte terrestre e outras despesas inerentes ao traslado.
Vale citar, Elias irá assumir a secretaria de Assuntos Legislativos no governo Lula. Pasta é ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.