Lula diz que houve tentativa de golpe e responsabiliza Bolsonaro
A declaração ocorreu durante reunião com representantes de dez centrais sindicais no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, nesta quarta-feira (18/1), sobre o ataque aos Três Poderes por terroristas bolsonaristas no dia 8 de janeiro. Lula afirmou que “houve uma tentativa de golpe por gente preparada”.
A declaração ocorreu durante reunião com representantes de dez centrais sindicais no Palácio do Planalto, em Brasília. O presidente também responsabilizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo ocorrido.
“Não sei se o ex-presidente mandou, mas sei que ele tem culpa pois passou 4 anos instigando o povo a ter ódio, mentindo para sociedade brasileira e que o povo tinha que estar armado para poder garantir a democracia”.
Entenda
Desde que o presidente Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.
As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8.