2023: Bolsonaristas já protocolaram no Senado dois pedidos de impeachment contra Moraes
Jurista é considerado um dos principais desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro
Militantes bolsonaristas protocolaram dois pedidos de impeachment no Senado contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, neste ano. O jurista é considerado um dos principais desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conforme levantado pelo Metrópoles, o primeiro foi feito por seis advogados em 5 de janeiro. O segundo, que foi assinado por Robert Petty, que disputou a Câmara de Xangri-lá (RS) em 2020, ocorreu no dia 9 deste mês.
Nas justificativas, os bolsonaristas dizem que o ministro desrespeitou a lei como relator do inquérito das Fake News e também questionam o bloqueio de contas bancárias e redes sociais de investigados. Eles também citam a prisão do Cacique Tserere, que culminou na invasão do prédio-sede da Polícia Federal em Brasília, ocasião em que pediram a libertação do indígena.
Atualmente, tudo indica que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), seja reeleito. Dificilmente o senador dará andamento a estes pedidos de impeachment contra Moraes.