Aneel mantém bandeira verde em fevereiro, sem taxa adicional na conta de luz
Chuvas frequentes, aumentam o nível de água nos reservatórios, o que auxilia na geração de energia
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou na última sexta-feira (27), que a bandeira tarifária nas contas de todo o país permanecerá verde, em fevereiro. Contudo, as contas de luz seguirão sem cobrança adicional nas faturas.
Para o Diretor-Geral da Agência, Sandoval Feitosa, a notícia confirma as projeções realizadas pela Aneel no ano passado “que também apontam boas expectativas para os próximos meses”. Além disso, de acordo como o diretor, “as bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”.
Isso se dá, devido a chegada do período chuvoso, onde os níveis de água dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país sobem, dispensando o acionamento de usinas térmicas, que produzem energia mais cara.
Bandeira tarifária
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015, a fim de sinalizar os consumidores quando o custo de energia está mais caro. Antes, o custo maior era repassado às tarifas apenas no reajuste anual de cada distribuidora, com o adicional de juros.
No modelo atual a bandeira é definida por mês. Quando ela está amarela ou vermelha 1 e 2, é sinalizado aos consumidores, o pagamento de uma tarifa extra na conta de luz fazendo com que os recursos sejam transferidos à distribuidora mensalmente.
Veja: Aneel aprova venda da Enel para a Equatorial Energia