PF prende PMs em 5ª fase de operação que investiga atos de vandalismo do 8 de janeiro
Entre eles, está o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o coronel Jorge Eduardo Naime
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça (7), quatro mandados de prisão temporária no âmbito da quinta fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os atos de vandalismo do 8 de janeiro na sede dos três Poderes, em Brasília. Entre eles, está o ex-comandante de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o coronel Jorge Eduardo Naime.
Destaca-se, os quatro mandados tiveram policiais militares como alvos. Além de Jorge, também foram detidos: o capitão Josiel Pereira César, ajudante de ordens do então comandante-geral da PMDF, Fábio Augusto Vieira; o major Flávio Silvestre de Alencar (investigado por liberar o acesso dos extremistas ao Supremo Tribunal Federal); e o tenente Rafael Pereira Martins.
A operação, que teve a primeira fase deflagrada em 20 de janeiro, visa identificar participantes, financiadores e fomentadores dos vandalismos às sedes dos três Poderes no DF. Entre os crimes investigados, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, etc.
A Operação Lesa Pátria terá mais fases. A PF, inclusive, solicita que quem tiver mais informações sobre envolvidos envie um e-mail para denuncia8janeiro@pf.gov.br.