Ministério Público de São Paulo pede prisão preventiva de Lula
Prisão preventiva foi pedida por promotores na tarde desta quinta-feira (10) quanto à denúncia sobre o tríplex em Guarujá no litoral de São Paulo
Da redação com informações do Estadão
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde desta quinta-feira (10), referente a denúncia sobre o tríplex em Guarujá, no litoral de São Paulo entregue ontem (9) à Justiça.
Além de Lula, o pedido ainda se estende ao ex-presidente da OAS, o empreiteiro Léo Pinheiro, ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Também houve pedido de dois executivos da OAS Fábio Hori Yonamine, diretor financeiro da empresa e de Roberto Moreira, diretor da empreiteira que comprou a cozinha de luxo do apartamento na Kitchens.
Os promotores Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo também solicitaram a prisão e uma ex-diretora da Banccop Ana Maria Érnica, e de um ex-presidente da entidade, Vagner de Castro. A Bancoop é a cooperativa habitacional do Sindicato dos Báncarios que após sua quebra, em 2009, transferiu as obras inacabadas para a OAS, entre eles o edifício Solaris, em Guarujá.
Acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica ao supostamente ocultar a propriedade do tríplex, é a primeira vez que o MP pede a prisão do ex-presidente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luis Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro
Na última sexta-feira (4) Lula foi conduzido coercitivamente para depor na 24° fase da operação Lava Jato, que investiga se ele teria recebido propina no esquema de corrupção da Petrobrás por meio das obras de empreiteiras no tríplex e de um sítio em Atibaia frequentado por ele.
O pedido corre sob segredo de Justiça em São Paulo.
Confira a íntegra da denúncia apresentada pelo Ministério Público contra o ex-presidente e veja abaixo a lista dos envolvidos:
Acusado de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e estelionato:
1 – José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, da OAS
2 – Igor Ramos Pontes
3 – Fábio Hori Yonamine
4 – Luigi Petti
5 – Telmo Tonolli
6 – Roberto Moreira Ferreira
7 – Vitor Levindo Pedreira
8 – Carlos Frederico Guerra Andrade
9 – João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT e ex-dono da Bancoop
Acusada de lavagem de dinheiro:
10 – Ana Maria Érnica
11 – Vagner de Castro
12 – Ivone Maria da Silva
13 – Letícia Achur Antonio
14 – Marisa Letícia Lula da Silva
Acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica:
15 – Luiz Inácio Lula da Silva
Acusado de participação em lavagem de dinheiro:
16 – Fábio Luiz Lula da Silva, o Lulinha
(Foto: Reprodução)