Forças da Segurança Pública garantem proteção a protestos no domingo
Policiais acompanharão todo o percurso que sairá da Praça Tamandaré com destino à superintendência regional da Polícia Federal
A Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO) acompanhará todo o percurso que será feito durante as manifestações marcadas para ocorrer neste domingo (13). O trajeto inicia com aglomeração na Praça Tamandaré, marcada para ocorrer a partir das 14h, e de lá segue em direção à superintendência regional da Polícia Federal em Goiás, no setor Bela Vista.
De acordo com a PM, “a presença das forças de segurança cumprirá seu papel constitucional de garantir a paz e ordem nas ruas durante os protestos”.
O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, reuniu-se na quarta-feira (9) com o comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Divino Alves, e representantes de movimentos sociais que solicitaram formalmente apoio para garantir que as manifestações transcorram sob a mais absoluta tranquilidade.
“Trabalhamos com base no princípio constitucional da livre expressão. Nós vamos garantir a proteção”, disse o secretário na sua página pessoal no Facebook.
José Eliton informou que entrou em contato com as lideranças do PCdoB, Isaura lemos, do PT, deputado Luis Cesar Bueno, e o coronel Edson Costou entrou em contato com a liderança do MST, e todos informaram que não há previsão de eventos por parte deles.
“A decisão é no sentido de garantir, conforme a lei determina, àqueles que já solicitaram, a precedência no trajeto e na forma como será conduzido o protesto”, disse o secretário.
Ainda segundo José Eliton, “se eventualmente acontecer manifestação de grupos oponentes, será feita em outra área, com proteção policial. O que nos interessa é que a democracia seja exercida em sua plenitude, garantindo-se o direito à manifestação, mas, acima de tudo, a segurança de todos os participantes”.
A PM afirma que, assim como ocorreu em outras manifestações, o trajeto foi deliberado entre os organizadores do manifesto e a polícia. Após a saída da Praça Tamandaré, o grupo deve passar pela Praça do Sol e, posteriormente seguir pela Avenida 85, uma das principais da Capital, até a sede da PF. A polícia permanecerá junto dos manifestantes também no trajeto de volta até o ponto de partida.
(Foto: Arquivo O Hoje)