Caldas Novas recebe o primeiro colégio militar
Unidade educacional beneficiada com a mudança é o Colégio Estadual Nivo das Neves, no Jardim Jeriquara
O Colégio Nivo das Neves de Caldas Novas é o mais novo Colégio Militar de Goiás. A mudança para o novo modelo de gestão educacional já começou. Na noite desta segunda-feira (4), pais, alunos e corpo docente da escola se reuniram para discutir a implantação.
O Colégio Militar era uma demanda antiga da população que, especialmente nessa região de Caldas Novas e até as ações efetivas do comando do 26º Batalhão da Polícia Militar (BPM), conviveu com índices preocupantes de violência e consumo de drogas, principalmente entre os jovens.
Em setembro de 2015, o deputado Marquinho Palmerston (PSDB) apresentou ofício ao governador Marconi Perillo (PSDB) solicitando que Caldas Novas fosse uma das cidades contempladas pela gestão educacional militar. O projeto de lei de implantação do modelo de gestão militar foi sancionado pelo governador em dezembro.
Na última quinta-feira (31), a subsecretária de Educação Cleide Mara Ribeiro esteve em Caldas Novas com Marquinho e o prefeito Evandro Magal (PP) para confirmar o início do processo de migração de modelo.
O parlamentar recebeu a confirmação com entusiasmo e afirmou que o modelo que será implantado na escola irá garantir aos educandos bons resultados. “Os Colégios Militares são comprovadamente eficientes na formação educacional de jovens e crianças. Depois de muita luta, conquistamos e trouxemos para a população de Caldas Novas essa gestão que é sucesso no Estado”, disse.
Na prática, a Polícia Militar (PM) assume a administração da escola, enquanto a parte pedagógica (professores e métodos de ensino) continua sob o comando da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce). “O objetivo dessa mudança é trazer mais disciplina e melhorar o ensino para, consequentemente, alcançarmos destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Goiás e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nosso desafio agora é fazer da (escola) Nivo das Neves uma das melhores do Estado”, conclui o deputado.