Bombeiros treinam contra combustão
Terminou ontem o Curso de Instrutor Flashover promovido pelo Corpo de Bombeiros de Goiás no 3º Batalhão, em Anápolis. Militares de todos os postos e graduações do 1º CRBM, 3º CRBM e CAEBM participaram dos treinamentos, que tiveram início no dia 11. Os militares receberam instruções teóricas e práticas durante diversas oficinas. A teoria do […]
Terminou ontem o Curso de Instrutor Flashover promovido pelo Corpo de Bombeiros de Goiás no 3º Batalhão, em Anápolis. Militares de todos os postos e graduações do 1º CRBM, 3º CRBM e CAEBM participaram dos treinamentos, que tiveram início no dia 11. Os militares receberam instruções teóricas e práticas durante diversas oficinas.
A teoria do flashover diz que durante o crescimento do incêndio em um espaço confinado, o calor da combustão pode aquecer gradualmente todos os materiais combustíveis presentes no ambiente e fazer com que eles alcancem, simultaneamente, seu ponto de ignição, produzindo a queima instantânea e concomitante desses materiais (dita, ignição súbita generalizada ou inflamação generalizada). Isso acontece porque a camada de gases do incêndio que se cria no teto da edificação durante a fase de crescimento do fogo irradia calor para os materiais combustíveis situados longe da origem do fogo. Esse calor irradiado produz a pirólise dos materiais combustíveis do ambiente. Os gases que se produzem durante este período se aquecem até a temperatura de ignição e ocorre o flashover, ficando toda a área envolvida pelas chamas.
As oficinas
Os participantes do curso receberam instruções sobre os Equipamentos de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), a equipagem correta, adaptação ao EPI e EPRA, e mini simulador para comportamentos extremos do fogo. A instrução de destaque ficou com a simulação de combate a incêndio em tempo real tipo contêiner, onde os militares tiveram a oportunidade de vivenciar uma situação de extremo desgaste físico e mental, caracterizado pelo incêndio dentro contêiner, que chega a uma situação de pré-flashover, em que todos os materiais combustíveis do ambiente entram em ignição e a temperatura eleva-se consideravelmente, chegando próximo aos 1000ºC.